CADEIRA 4

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Patrícia Langlois

Patrícia Langlois, natural e residente de Porto Alegre, é uma Gestora Cultural, Escritora, Artista Plástica, Ilustradora e Membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul.

Durante um período de oito anos (2015-2023), ela desempenhou o papel de Diretora do Instituto Estadual do Livro da Secretaria da Cultura do RS, simultaneamente exercendo a presidência do Conselho Editorial. Seu foco literário está voltado para o público infantojuvenil. O início de sua trajetória remonta a 2009, quando iniciou como ilustradora, contribuindo com diversas obras de autores gaúchos.

Impulsionada pela paixão pela literatura, Patrícia expandiu seus horizontes, ingressando ativamente em oficinas literárias. Em 2012, seu talento foi reconhecido com um prêmio no concurso literário de Morro Reuter. O ano de 2013 marcou um marco significativo com o lançamento de seu primeiro livro, "Tudo que couber no coração", uma obra que alcançou a posição de finalista no prêmio AGES Livro do Ano. Ao longo de sua carreira, contribuiu para vinte e cinco publicações, deixando sua marca singular em cada uma delas. Adicionalmente, desempenha a atividade de leitora crítica em edições de livros infantis.

Para além de sua carreira autoral, Patrícia Langlois demonstra habilidade em dinamizar e projetar equipamentos culturais, gerenciando acervos e promovendo-os. Sua trajetória inclui a criação e execução de projetos inovadores para instituições, utilizando recursos como emendas parlamentares e o Fundo para reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público.

Entre suas competências, destaca-se a avaliação, julgamento e atuação como parecerista, bem como a elaboração de editais para projetos culturais. Sua experiência inclui liderança de equipes, proposição de publicações e coordenação do setor editorial. Além disso, possui habilidade para criar e organizar prêmios, juntamente com suas respectivas cerimônias, e agrega instituições como parceiras em projetos.

Em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao setor do livro, leitura e literatura gaúcho, Patrícia Langlois foi agraciada em 2023 com o prestigioso Prêmio "Amigo do Livro" pela Câmara Rio-grandense do Livro. Essa honraria é um testemunho do impacto do seu trabalho como gestora cultural em prol do livro e da literatura. Ademais, no final de 2023, foi eleita para ocupar a Cadeira nº4 da Academia Rio-grandense de Letras.

 

Publicações - Escritora e/ou Ilustradora:

Bocca, Paulo.Os Amigos de Elvira; Ilustrações Patrícia Langlois- Porto Alegre- Ed. Castelo.2009.

Pereira, Leila. Um Presente Especial; Ilustrações Patrícia Langlois- Porto Alegre- Ed. Nova Castelo.2012.

Longo, Dirce Camargo. O Sapo não Lava o Pé; Ilustrações Patrícia Langlois- Porto Alegre: Imprensa Livre.2013

Cruz. Marion. Cadê o Prato Preto do Pato Pedro; Ilustrações Patrícia Langlois- Porto AlegreEd autor.2013.

Braga, Álvaro. Histórias do Papai; Ilustrações Patrícia Langlois- Pelotas: Satolep Press, 2013.

Langlois, Patrícia. Tudo que Couber no Coração/ texto e ilustrações Patrícia Langlois. São Paulo: Cuore. 2013.

Histórias do Mundo pra Todo Mundo/ Organização Léia Cassol e Cathe De Leon (ilustrações Catherine De Leon, Gisele Federizzi Barcellos, Liza Petiz, Patrícia Langlois e Wagner Passos) - Porto Alegre: Cassol, 2012.

O Fio da Palavra/ organização Caio Riter.- Porto Alegre: Sintrajufe-RS,2012.

Assombros juvenis I / Organizado por Martina Schreiner (ilustrações Catherine De Leon, Gisele Federizzi Barcellos, Liza Petiz, Martina Schreiner e Patrícia Langlois) -Porto Alegre-CORAG. 2011.

Assombros juvenis II / Organizado por Martina Schreiner (ilustrações Catherine De Leon, Gisele Federizzi Barcellos, Liza Petiz, Martina Schreiner e Patrícia Langlois) -Porto Alegre-CORAG. 2012.

Assombros juvenis III / Organizado por Martina Schreiner (ilustrações Catherine De Leon, Gisele Federizzi Barcellos, Liza Petiz, Martina Schreiner e Patrícia Langlois) -Porto Alegre-CORAG. 2013.

Assombros juvenis IV / Organizado por Martina Schreiner (ilustrações Catherine De Leon, Gisele Federizzi Barcellos, Liza Petiz, Martina Schreiner e Patrícia Langlois) -Porto Alegre-CORAG. 2014.

Cruz, Marion. A Caixa de Sons; Ilustrações de Patrícia Langlois- Porto Alegre. Pé de Livros.2015.

Gil, Viviane De. Valentina e o Feijão. Ilustração Patrícia Langlois, Cris Aldreyn, Guilhermo Gil, Juliana Veloso, Kevin Koubik. Editora Vivilendo. 2016.

Langlois, Patrícia. Toc! Toc! -Quem é? (texto e ilustrações Patrícia Langlois). São Paulo: Cuore. 2016.

Palavras/organização Hilda Hubner Flores e Maria Odila Menezes de Souza. Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil AJEB . Porto Alegre. 2017.

Camargo, Dilan. A Cidade dos Ventos, ilustrações de Patrícia Langlois. Porto Alegre. Editora Vivilendo. 2018.

Barbieri, Marô. Olhos de Mel, ilustrações de Patrícia Langlois. Porto Alegre. Editora da autora. 2023.

 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 34

Fernando Osório Filho

Fernando Luís Osório Filho nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 03 de novembro de 1886, filho de Fer-nando Luís Osório e Ernestina de Assunção Osório. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade Livre de Direito no Rio de Janeiro, em 1910. Exerceu a advocacia em sua cidade natal. Foi catedrático de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito de Pelotas. Fundou e dirigiu a Academia de Comércio de Pelotas.

Foi professor do Ginásio Pelotense, diretor da Escola de Artes e Ofícios de Pelotas e presidente...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo