CADEIRA 31

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Ruben Daniel Méndez Castiglioni

Ruben Daniel Méndez Castiglioni é graduado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), tem mestrado em Letras - Teoria da Literatura - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Letras - Teoria da Literatura - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), pós-doutorado na Universitat de les Illes Balears - Espanha (2006) e bacharelado em Direito - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e pós-graduação. É pesquisador com bolsa de produtividade (CNPq), coordena as atividades da área de Literaturas de Língua Espanhola com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Foi membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se aos estudos de literatura, principalmente nos seguintes temas: literatura e história, vanguardas e modernidade e literatura e direito. Dedica-se também a atividades de tradução e versão em espanhol e português, principalmente textos literários e jurídicos. É membro honorário da Rede Brasileira Direito e Literatura.

Mais informações disponíveis no Currículo Lattes do acadêmico. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 1

Manuel de Araújo Porto Alegre

Manuel de Araújo Porto Alegre nasceu em Barão de Santo Ângelo, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1806, filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antônia Viana de Araújo. Completou a Escola Primária em Porto Alegre e estudou Belas Artes no Rio de Janeiro. Nesta área destacou-se, ganhando prêmios e ministrando cursos.

Foi co-diretor da revista brasileira Niterói (Paris, 1826), cofundador do Conservatório Dramático Brasileiro (Rio de Janeiro, 1843), codiretor da Lanterna Mágica (Rio de Janeiro, 1845), diretor da Academia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo