FLÁVIO

ACADÊMICOSQUADRO DE EMÉRITOS

Flávio Loureiro Chaves

Flávio Loureiro Chaves (Porto Alegre, 4 de fevereiro de 1944), é um historiador, professor, ensaísta e crítico literário brasileiro.

Formou-se em Letras (licenciatura) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e obteve o doutorado na Universidade de São Paulo. Atuou como docente de graduação ou pós-graduação na Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, nas universidades de Brasília, Federal de Santa Maria, Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, Rennes II (França), e Escola Superior de Jornalismo do Porto (Portugal). Foi um dos criadores, junto com José Clemente Pozenato, do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade na Universidade de Caxias do Sul. Foi Pró-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras e implantou o Instituto de Estudos Avançados da América Latina. Foi um destacado colaborador do suplemento cultural do Correio do Povo, o "Caderno de Sábado".

É uma autoridade sobre a obra dos escritores Simões Lopes Neto, Machado de Assis e Erico Veríssimo. Foi editor do segundo volume de Solo de Clarineta, que havia sido deixado inacabado. Segundo Elvo Clemente, "o trabalho de Flávio Loureiro Chaves balizou a crítica brasileira sobre a obra do grande filho de Cruz Alta". É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio titular do Pen Club do Brasil. Recebeu diversas premiações, entre elas o Prêmio Erico Verissimo, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Prêmio Simões Lopes Neto, do Instituto João Simões Lopes Neto, e a Medalha do Mérito Machado de Assis, da União Brasileira de Escritores – Seção de Nova York. Na ocasião em que recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, destacando sua carreira dedicada à cultura e seu papel central no "reconhecimento crítico nacional das obras de Erico Verissimo e Simões Lopes Neto", a Coordenação do Livro e Literatura disse a seu respeito:

"Quando Flávio Loureiro Chaves subir ao palco do Teatro Renascença para receber o IV Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Literatura, a Prefeitura de Porto Alegre estará homenageando não só um de seus principais intelectuais, cuja importância na vida cultural gaúcha é imensurável, mas também um dos principais estudiosos das obras de escritores como Erico Verissimo e Simões Lopes Neto, além de um professor que influenciou de maneira indelével toda uma geração de alunos".
Tem grande número de artigos publicados. Entre suas principais obras em livro estão:

O contador de histórias: 40 anos de vida literária de Erico Verissimo (org.), 1972
Erico Verissimo: realismo e sociedade, 1981
Simões Lopes Neto: regionalismo & literatura, 1982
Simões Lopes Neto, 2001
Erico Verissimo: o escritor e seu tempo, 2001
Ponta de Estoque (ensaios), 2006

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 25

Alberto da Costa Correa Leite

(por Walter Galvani)

Não era saudável ser poeta romântico no século XIX, mas de certo modo era assim que se afrontava o “establishment” e se atingia a sociedade através da sensibilização e da comoção: morria-se moço, como Castro Alves, mas sabia-se muito e se alcançava rapidamente uma grande cultura e se conquistavam as ferramentas para brilhar.

Alberto da Costa Correa Leite não fugiu à essa regra de ouro. Nasceu numa família dedicada à literatura e ao jornalismo, como poderia ser o título desta breve...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo