NOTÍCIAS

Uma bela aula sobre Érico Veríssimo

28 de março de 2025

     Mais uma edição do conceituado projeto “QUINTA às 5”, da ARL, realizou-se com pleno êxito, dia 27/03, na sede de nossa ARL.

     Por uma hora e meia, o renomado professor, escritor e crítico literário, Eduardo Jablonski, palestrou sobre a vida e a obra de Érico Veríssimo. Momentos que encantaram todos os atentos presentes.

     Seus livros e a pessoa do escritor comprovaram a grandeza da literatura gaúcha. Suas principais obras, dentre os 40 títulos publicados, foram lembradas pelo palestrante como um filme interessantíssimo acontecendo aos nossos olhos e sentimentos.

     O evento teve a filmagem de José Vilarci da Silva, como registro histórico da ARL, contando com a presença participativa de diversos confrades acadêmicos.

     Registre que, pela primeira vez, e sempre a partir de agora, nossos eventos terão transmissão ao vivo através da página BIBLIOTECA ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, no Facebook, e este já com significativa audiência. Quem não teve oportunidade de comparecer ou assistir ao vivo, pode fazê-lo agora, pelo link:

https://www.facebook.com/share/v/1A6u7wythj/

     Importante lembrar que acontecerão dezenas de atividades ao longo deste 2025, instituído por nossa Academia, como Ano Érico Veríssimo, sempre contando com a relevante presença dos acadêmicos, entidades culturais do Estado e demais público interessado pela literatura gaúcha.

     O próximo Quinta às 5 igualmente tratará do autor de O tempo e o vento, com palestra do acadêmico, professor Luiz Osvaldo Leite, em 24 abril, às 17h na sede da ARL, Andradas 1234, 10º andar, Porto Alegre.

Rossyr Berny - jornalista Mtb 4747
Texto e fotos

 

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl
anteriorANTERIORanteriorpróximaPRÓXIMApróxima todasTODAStodas

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 8

José Teodoro de Souza Lobo

José Teodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, em 07 de janeiro de 1848. Estudou no Colégio do Caraça, Minas Gerais, de 1855 a 1861. De volta à Porto Alegre, passou pelo Seminário Episcopal, formando-se Engenheiro Geógrafo no Rio de Janeiro, pela Escola Central.

Foi redator do jornal carioca Estréia Literária em 1864 e, em 1873, assumiu o cargo de professor da Escola Normal de Porto Alegre, tendo sido vice-diretor da mesma. Foi, ainda, inspetor escolar do Estado do Rio Grande do Sul e autor didático e pertenceu ao Partenon...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo