NOTÍCIAS

DOCUMENTÁRIO MOSTRA VIDA E OBRA DE ÉRICO VERÍSSIMO

11 de abril de 2025

     O filme "100 LÍRIOS DO ÉRICO", da cineasta e psicanalista Luzimar Stricher, foi exibido ontem, 10/04/25, na sede da Academia Rio-Grandense de Letras, dentro do projeto QUINTA ÀS CINCO - Cinema na Academia.

     A entidade instituiu "2025 - ANO ÉRICO VERÍSSIMO", homenagem que conta com dezenas de atividades na Capital e diversas cidades do interior gaúcho, sempre ressaltando a vida e a obra do grande escritor de "O tempo e o vento", entre outros sucessos.

     A projeção trouxe entrevistas e depoimentos de contemporâneos de Érico, como Flávio Loureiro Chaves, Moacyr Scliar, José Mindlin, Armindo Trevisan e Waldemar Torres – além de filhos do escritor como Luís Fernando, Clarissa, Fernanda e demais familiares.

     A plateia, emocionada pelo magnífico filme, de 2005 – ainda assistiu aos depoimentos de Luzimar Stricher e o amigo pessoal de Érico, o acadêmico Alcy Cheuiche. – Depois de 20 anos, continua atual – reconhece a cineasta.

     Além do PROJETO QUINTA ÀS CINCO - Cinema na Academia (que projetará um documentário por mês sobre escritores gaúchos), temos o projeto QUINTA ÀS CINCO - Érico Veríssimo, com palestras sobre Érico de março a dezembro, a cada segunda quinta-feira do mês. A palestra do mês passado, março, foi proferida pelo professor e crítico literário, Eduardo Jablonski. Houve transmissão ao vivo, com centenas de espectadores, podendo ser assistida pelo endereço:

https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1661356178086867&rdid=icgShmT6fKmjGqsx

A atividade de ontem está disponível pelo link:

https://www.facebook.com/share/v/165nCT3KSo/

     Em um próximo comunicado estaremos anunciando novas atividades acadêmicas e sobre “2025 - Ano Érico Veríssimo.”.

   Rossyr Berny - jornalista Mtb 4747
   Texto e fotos

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl
anteriorANTERIORanteriorpróximaPRÓXIMApróxima todasTODAStodas

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 31

Paulino Azurenha

(por Itálico Marcon)

Desde cedo me preocupei em adquirir um conhecimento pormenorizado da nossa literatura. Demoradas pesquisas foram desenvolvidas, já desde 1954, nesse sentido. Em uma delas, realizada na coleção do Correio do Povo, existente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, localizei diversas produções de Paulino de Azurenha, copiando meia dúzia delas para o meu arquivo.

Nascido em 28 de maio de 1860, na cidade de Porto Alegre, José Paulino de Azurenha faleceu,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo