NOTÍCIAS

Academia corrige ano da nascimento de Alcides Maya

16 de outubro de 2024

O memorável escritor gabrielense Alcides Maya foi o primeiro gaúcho a ingressar na Academia Brasileira de Letras, o que enobrece a nossa histórica Atenas Rio-Grandense. Foi eleito em 6 de setembro de 1913, na sucessão de Aluísio Azevedo, tendo sido recebido por Rodrigo Otávio, em 21 de julho de 1914.

Ao pesquisar mais profundamente sobre a vida e a obra do consagrado escritor, para escrever um poema em sua memória, o qual receberia uma homenagem da Academia Rio-Grandense de Letras, com a recuperação de sua lápide no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Porto Alegre – descobri um equívoco quanto ao ano de seu nascimento, nos registros da Academia Brasileira de Letras. Pior que, na Wikipédia e em alguns sites, há outros equívocos importantes, os quais estamos tratando de corrigir, a fim de que tudo o que se trate da vida e obra do consagrado filho de São Gabriel esteja o mais exato possível.

Em 1978, a sua cidade natal organizou uma série de homenagens pela passagem de seu centenário de nascimento. O reconhecido historiador da cidade, Osorio Santana Figueiredo, comunicou aos organizadores do evento sobre o equívoco, uma vez que ele  nascera em 1877, e não em 1878. Não desejou criar polêmica, o que poderia tirar o brilho do evento, sugerindo apenas que a data fosse corrigida nos próximos eventos. Dados corretos constam do livro Alcides Maya - O clássico dos pampas, 1987.

Quando dei-me conta das incorreções sobre datas, foi no livro de Osorio que busquei maiores dados e as exatidões com relação ao ano de nascimento de Alcides Maya.  Para sempre lembrar: o imortal da Academia Brasileira de Letras e da Academia Rio-Grandense de Letras nasceu gabrielense em 15 de outubro de 1877 e faleceu na então capital brasileira, Rio de Janeiro, em 2 de setembro de 1944.

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, em solenidade no Salão Nobre da entidade, recebeu a Certidão de Nascimento de Alcides Castilho Maya e ofício da Academia Rio-Grandense de Letras,  solicitando a correção da data de nascimento. 

Para o ato solene, viajaram para o Rio de Janeiro o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Airton Ortiz, mais os vice-presidentes, Rossyr Berny e Ruben Daniel Castiglioni.

 

FOTO DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO 

  Transcrição da Cópia autêntica - Livro n° 1 - Páginas 27 e 28 v.

"Nº 51 - Aos treze dias do mês de novembro de mil oitocentos e setenta e sete, neste Primeiro Distrito de Paz da Paróquia e Município de São Gabriel, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, compareceu em o meu cartório Henrique Maya de Castilho, empregado público, casado nesta Paróquia com D. Carlinda Leal de Castilho, ambos de condição livre, naturais desta Província, residentes nesta cidade, e em presença das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, apresentou-se uma criança do sexo masculino e declarou: que no dia 15 de outubro do corrente ano, sua mulher deu a luz a criança apresentada, na sua residência, às sete horas da manhã, a qual é seu legítimo filho, e tem por avós paternos, Henrique Maya de Castilho, já falecido, e D. Ignacia Alves Maya, e maternos, Manoel Coelho Leal, e D. Fermina Alixandrina Leal. Do que para constar lavrei este termo, em que comigo assinam o declarante e as testemunhas, depois de lhes ser lido e achado conforme, Capitão José Fernandes Junior e Augusto Eugenio Wildt, residentes nesta cidade, o primeiro oficial reformado e o segundo empregado público. Eu, Marcellino Eduardo da Costa, escrivão que o escrevi."

ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, TAMBÉM FUNDADORA DO FÓRUM BRASILEIRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS

Na mesma cerimônia do dia 14 de outubro deste 2024, à tarde, aconteceu a posse dos componentes do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, entre estes o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras,  Airton Ortiz.

Rossyr Berny - Mtb 4747
Vice-presidente da ARL

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo