NOTÍCIAS

ASLE PRONTA PARA UM GRANDE ANO E A REALIZAÇÃO DE CONGRESSO DE ACADEMIAS

29 de abril de 2026

      A Academia Santo-angelense de Letras apresentou para um grande e seleto público, sexta-feira passada (24/04), sua nova diretoria para o biênio 2026/2028.

      A ASLE, com importantes 33 anos de fundação, agora tem à frente a escritora, poeta, advogada e importante líder cultural de sua cidade, Ana Cecília Kowaleswski.

      Recebe o comando da entidade do igualmente poeta e escritor, Paulo Prado, o qual já presidiu a academia por quatro gestões, deixando importantes conquistas.

      O belo ato de apresentação à comunidade, aconteceu no Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio, da cidade missioneira.

      Em seu emocionado e emocionante discurso, a nova Presidente apresentou diversos jovens caracterizados de clássicos escritores brasileiros e internacionais, como Mário Quintana, Érico Veríssimo, Castro Alves, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e outros. Uma homenagem que destaca a relevância universal do livro e da leitura.

      Ana Cecília igualmente destacou a parceria da ASLE com outras entidades culturais do estado gaúcho, como a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, presidida por Marli Silveira, como também a Academia Rio-Grandense de Letras, presidida por Airton Ortiz, e o Fórum Rio-Grandense das Academias de Letras, no ato representados por Rossyr Berny, presente ao evento. Este, com Paulo Prado, descerrou a Galeria de Presidentes.

      A ASLE tem a grande e nobre missão de organizar, no município santo-angelense, o 5º Congresso Rio-Grandense das Academias de Letras, o qual acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro deste 2026. Por isso o compromisso de todas entidades culturais se somarem na divulgação e presença neste grande encontro.

Rossyr Berny
Jornalista reg.Mtb 4747

 

 

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo