NOTÍCIAS
ASLE PRONTA PARA UM GRANDE ANO E A REALIZAÇÃO DE CONGRESSO DE ACADEMIAS
29 de abril de 2026
A Academia Santo-angelense de Letras apresentou para um grande e seleto público, sexta-feira passada (24/04), sua nova diretoria para o biênio 2026/2028.
A ASLE, com importantes 33 anos de fundação, agora tem à frente a escritora, poeta, advogada e importante líder cultural de sua cidade, Ana Cecília Kowaleswski.
Recebe o comando da entidade do igualmente poeta e escritor, Paulo Prado, o qual já presidiu a academia por quatro gestões, deixando importantes conquistas.
O belo ato de apresentação à comunidade, aconteceu no Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio, da cidade missioneira.
Em seu emocionado e emocionante discurso, a nova Presidente apresentou diversos jovens caracterizados de clássicos escritores brasileiros e internacionais, como Mário Quintana, Érico Veríssimo, Castro Alves, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e outros. Uma homenagem que destaca a relevância universal do livro e da leitura.
Ana Cecília igualmente destacou a parceria da ASLE com outras entidades culturais do estado gaúcho, como a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, presidida por Marli Silveira, como também a Academia Rio-Grandense de Letras, presidida por Airton Ortiz, e o Fórum Rio-Grandense das Academias de Letras, no ato representados por Rossyr Berny, presente ao evento. Este, com Paulo Prado, descerrou a Galeria de Presidentes.
A ASLE tem a grande e nobre missão de organizar, no município santo-angelense, o 5º Congresso Rio-Grandense das Academias de Letras, o qual acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro deste 2026. Por isso o compromisso de todas entidades culturais se somarem na divulgação e presença neste grande encontro.
Rossyr Berny
Jornalista reg.Mtb 4747









ANTERIOR
VER MAPA