NOTÍCIAS

Corona Vírus e Gripe Espanhola: texto de Waldomiro Manfroi

24 de março de 2020

Neste período em que a COVID-19 se espalha pelo Rio Grande do Sul, impondo quarentena a milhões de gaúchos, resgatamos um texto do acadêmico Waldomiro Manfroi, ocupante da Cadeira 30 da Academia Rio-Grandense de Letras e da Cadeira 58 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, que traça um panorama da sociedade porto-alegrense em 1918, por ocasião da chegada da Gripe Espanhola à cidade. 

O texto é um trecho do romance "A Saúde dos Ventos", volume 2, da Editora BesouroBox, publicado em 2017 e pode ser lido no link a seguir:

Corona Vírus e Gripe Espanhola de 1918: história que se repete - Waldomiro Manfroi

 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 1

Manuel de Araújo Porto Alegre

Manuel de Araújo Porto Alegre nasceu em Barão de Santo Ângelo, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1806, filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antônia Viana de Araújo. Completou a Escola Primária em Porto Alegre e estudou Belas Artes no Rio de Janeiro. Nesta área destacou-se, ganhando prêmios e ministrando cursos.

Foi co-diretor da revista brasileira Niterói (Paris, 1826), cofundador do Conservatório Dramático Brasileiro (Rio de Janeiro, 1843), codiretor da Lanterna Mágica (Rio de Janeiro, 1845), diretor da Academia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo