NOTÍCIAS

Corona Vírus e Gripe Espanhola: texto de Waldomiro Manfroi

24 de março de 2020

Neste período em que a COVID-19 se espalha pelo Rio Grande do Sul, impondo quarentena a milhões de gaúchos, resgatamos um texto do acadêmico Waldomiro Manfroi, ocupante da Cadeira 30 da Academia Rio-Grandense de Letras e da Cadeira 58 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, que traça um panorama da sociedade porto-alegrense em 1918, por ocasião da chegada da Gripe Espanhola à cidade. 

O texto é um trecho do romance "A Saúde dos Ventos", volume 2, da Editora BesouroBox, publicado em 2017 e pode ser lido no link a seguir:

Corona Vírus e Gripe Espanhola de 1918: história que se repete - Waldomiro Manfroi

 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 7

Carlos Augusto Ferreira

Carlos Augusto Ferreira nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 24 de outubro de 1844. Concluiu o ensino primário em São Paulo, para onde se mudou em 1865. De volta a Porto Alegre, foi aprendiz de ourives. Em 1871 retornou para São Paulo e passou a ser redator do Correio Paulistano. Foi ainda de 1876 a 1877 co-diretor do Almanaque Popular de Campinas e diretor da Gazeta de Campinas. Durante o período em que viveu no Rio de Janeiro, foi redator do Correio do Brasil.

Exercitou o magistério, uma de suas paixões, e o jornalismo em Amparo, interior de...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo