NOTÍCIAS

"Minha entrevista com Erico Verissimo" - Bate-papo com Rosa Freire d’Aguiar em 18/03

13 de março de 2022

Na próxima sexta-feira (18/03/2022), às 18h, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado vai apresentar a live "Minha entrevista com Erico Verissimo", no YouTube da Biblioteca Pública.
Neste bate-papo, Rosa Freire d’Aguiar resgatará memórias da entrevista que realizou com Erico Verissimo, quando pôde conhecer detalhes formidáveis da vida, da obra e mesmo da intimidade desse grande escritor gaúcho. Rosa Freire d’Aguiar, como jornalista nos anos 70 e 80, foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Retornou ao Brasil em 1986 e desde então trabalha no mercado editorial. Traduziu do francês, espanhol e italiano mais de cem livros nas áreas de literatura e ciências humanas. Entre eles, Montaigne, Balzac, Céline, Lévi-Strauss, Roberto Bolaño, Italo Calvino. Recebeu os prêmios da União Latina de Tradução Científica e Técnica (2001), Jabuti (2009), Paulo Rónai da Biblioteca Nacional (2019).
Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=c9uwrzPdVF8

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo