NOTÍCIAS

Nota de falecimento do Acadêmico Walter Galvani (29/06/2021)

29 de junho de 2021

O escritor e jornalista Walter Galvani, ocupante da Cadeira 25 da Academia Rio-Grandense de Letras, morreu por volta das 1h30min da madrugada desta terça-feira (29/06/2021), em Porto Alegre, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus com problemas cardíacos – uma deficiência na válvula do coração – e aguardava parecer para cirurgia. A informação foi confirmada pela filha Alessandra Elisabete Velho Galvani da Silveira. O corpo será cremado.

Autor de diversos livros, como Nau Capitânia e A Difícil Convivência: Porto Alegre e os Farrapos, Walter Galvani da Silveira era jornalista, escritor e professor. Nascido no dia 6 de maio de 1934, em Canoas, estreou no jornalismo em 1954, fundando o jornal local Expressão. Galvani teve passagens ainda pelos jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha Esportiva, Folha da Manhã e também pelas rádios Guaíba e Gaúcha. Fez diversas colaborações com jornais como Clarín, de Buenos Aires. Ele foi diretor da Folha da Tarde. Galvani foi também foi patrono da 49ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2003.

Ele deixa a esposa, duas filhas e quatro netos.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 4

Gaspar Silveira Martins

Gaspar Silveira Martins nasceu em Aceguá, município de Bagé, em 5 de agosto de 1835, filho de Carlos Silveira de Moraes Ramos e Maria Joaquina das Dores Martins. Foi alfabetizado em Cerro Largo no Uruguai e, já no Brasil, freqüentou em Pelotas o curso de latim do Prof. Antônio José Domingues. No Rio de Janeiro, cursou Humanidades com o Prof. Vitorio da Costa. Em Recife foi aprovado no curso de Direito, mas acabou concluindo o mesmo no Rio de Janeiro, onde, após a formatura, assumiu o cargo de juiz municipal. Foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e Senador pelo mesmo Estado em 1880....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo