NOTÍCIAS

Nota de falecimento do Acadêmico Walter Galvani (29/06/2021)

29 de junho de 2021

O escritor e jornalista Walter Galvani, ocupante da Cadeira 25 da Academia Rio-Grandense de Letras, morreu por volta das 1h30min da madrugada desta terça-feira (29/06/2021), em Porto Alegre, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus com problemas cardíacos – uma deficiência na válvula do coração – e aguardava parecer para cirurgia. A informação foi confirmada pela filha Alessandra Elisabete Velho Galvani da Silveira. O corpo será cremado.

Autor de diversos livros, como Nau Capitânia e A Difícil Convivência: Porto Alegre e os Farrapos, Walter Galvani da Silveira era jornalista, escritor e professor. Nascido no dia 6 de maio de 1934, em Canoas, estreou no jornalismo em 1954, fundando o jornal local Expressão. Galvani teve passagens ainda pelos jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha Esportiva, Folha da Manhã e também pelas rádios Guaíba e Gaúcha. Fez diversas colaborações com jornais como Clarín, de Buenos Aires. Ele foi diretor da Folha da Tarde. Galvani foi também foi patrono da 49ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2003.

Ele deixa a esposa, duas filhas e quatro netos.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo