NOTÍCIAS

Panegírico do poeta e acadêmico Amir Feijó Pereira

14 de março de 2015


Durante a sessão ordinária do dia 12 de março de 2015, a Academia Rio-Grandense realizou o panegírico do poeta e acadêmico Amir Feijó Pereira, que ocupou a Cadeira 5 do sodalício e faleceu em 17 de junho de 2013. O elogio foi proferido pelo acadêmico José Édil de Lima Alves, em presença da Sra. Susana Endres, sobrinha de Amir Feijó. Em seu discurso, José Édil destacou a afabilidade do confrade falecido e assinalou o caráter profundamente lírico de sua obra poética.
O discurso completo pode ser lido aqui. 
Com a realização do panegírico, a Cadeira 5 da Academia Rio-Grandense de Letras está declarada vaga. 
Sentados, da esquerda para a direita: os acadêmicos Moacyr Flores, Hilda Flores e Walter Galvani. Em pé: acadêmico José Édil de Lima Alves. À direita: Sérgio Augusto Pereira de Borja, Presidente da Academia. Foto do acadêmico José Carlos Laitano. 
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 21

Alfredo Ferreira Rodrigues

(por Avelino Alexandre Collet)

O acadêmico Alfredo Ferreira Rodrigues, nasceu no dia 12 de setembro de 1865, no distrito de Povo Novo, município de Rio Grande, faleceu em Pelotas no dia 8 de março de 1942, com 77 anos.

Exerceu ao longo da vida várias atividades, como professor, comerciante, industrialista e viajante comercial.

Em plena juventude revelou seu apurado gosto pela literatura. Foi revisor da Livraria Americana, em Pelotas, em 1887. E pela sua proficiência foi guindado à gerência desse estabelecimento gráfico na cidade de Rio Grande, período de tempo...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo