NOTÍCIAS

Homenagem ao acadêmico Mozart Pereira Soares

14 de março de 2015


O deputado estadual Gabriel Souza propôs uma cerimônia de homenagem alusiva aos cem anos de nascimento de nosso saudoso acadêmico Mozart Pereira Soares.
 
Mozart Pereira Soares (Palmeira das Missões, c. 1915 — Ijuí, 11 de dezembro de 2006 ) foi veterinário, professor, historiador, advogado e escritor.
 
Formado em veterinária, fez curso de aperfeiçoamento em Buenos Aires em 1949, com o depois Prêmio Nobel de Medicina, Bernardo Alberto Houssay. Foi o primeiro professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Santa Maria. Depois, na UFRGS, foi, além de professor, diretor da Faculdade de Agronomia e Veterinária e vice-reitor. Diplomou-se advogado na UFRGS com 71 anos.
 
Adepto do positivismo, suas obras tratavam da vida no campo, do gaúcho e da história regional, tendo sido membro da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
 
A cerimônia ocorrerá no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, situada na Praça da Matriz, em Porto Alegre, na quinta-feira, dia 26 de março, às 14 horas.
 
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 2

Carlos Von Koseritz

Karl Julius Christian Adalbert Heirich Ferdinand Von Koseritz, no Brasil, assinava-se Carlos Von Koseritz. Nasceu em Dassau, Alemanha, a 3 de fevereiro de 1834 e faleceu em Porto Alegre, em 29 de maio de 1890. Koseritz marcou a produção cultural do Rio Grande do Sul com sua contribuição de cientista, orador, jornalista, historiador, teatrólogo, romancista e político.

Nos tempos conturbados da campanha de unificação da Alemanha, pelo Estado da Prússia, teve que se refugiar num navio que transportava soldados mercenários, chamados de Brummers, destinados a formar a...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo