NOTÍCIAS

Posse de Rossyr Berny na Academia Rio-Grandense de Letras (22/09/2022)

23 de setembro de 2022

Ocorreu na noite de 14 de setembro de 2022, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do RS, a Sessão Solene da Academia  Rio-Grandense de Letras que deu posse ao escritor Rossyr Berny.
Rossyr assumiu a cadeira 39 da Academia, cujo patrono era Francisco Ricardo e seu último ocupante foi Francisco Pereira Rodrigues. A solenidade teve presença de colegas, familiares e amigos do escritor e poeta, além da esposa, professora Sodê Freitas, com o plenário lotado. O presidente da ARL, Rafael Ban Jacobsen, deu posse na cadeira para Rossyr, além da entrega da medalha feita por Sodê, que simboliza a incursão na Academia.
O paraninfo Airton Ortiz fez a saudação e descreveu a trajetória acadêmica do colega e amigo, desde os tempos de estudos, juventude e a luta para realizar pela cultura em tempos de opressão, além de desenvolver a veia artística. Na sua manifestação, Rossyr relembrou a sua trajetória, a partir de seus pais, Ervandil e Maria, e por meio de suas poesias sensíveis e doces, homenageando familiares, os irmãos, além de falar das situações atuais do mundo e país. Ele também prestou uma homenagem emocionada a sua irmã Andréa, falecida neste ano.
Rossyr agradeceu a todos que lhe prestigiaram e ao carinho da comunidade, assim como dos colegas escritores pela homenagem. "Estou feliz porque é um compromisso grande, representar a Atenas Rio-Grandense, mas vou me empenhar como faço há 45 anos, bem representar a cidade em uma entidade que tem mais de 120 anos, e aproveito para mandar um carinho enorme para a comunidade gabrielense que sempre nos prestigiou", finalizou. Na ocasião, foi oferecido um coquetel e uma sessão de autógrafos e fotos. O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, enviou ofício parabenizando o poeta pela homenagem. 

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo