NOTÍCIAS

"Quinta às Cinco": O Ambientalismo em Porto Alegre - Palestra em 28/07

26 de julho de 2022

Nesta palestra, que dá seguimento ao ciclo especial do projeto "Quinta às Cinco" em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, o acadêmico o acadêmico José Alberto Wenzel, titular da Cadeira 8 da Academia Rio-Grandense de Letras, abordará  o pioneirismo ambiental da capital gaúcha, assentado na fisionomia (mosaico das paisagens que se encontram, cidade das águas, árvores e parques), no ativismo de personalidades emblemáticas e nos marcos balizadores desse movimento, concluindo com um perfil histórico e com a identificação dos desafios atuais frente ao futuro.
A sessão ocorrerá na quinta-feira, dia 28 de julho, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Academia.
Para assistir à palestra, acesse:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-mC2oLJAYhw
Facebook: https://www.facebook.com/100891118550307/posts/455879539718128/

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 15

Múcio Scevola Lopes Teixeira

(por Anselmo F. Amaral)

A literatura sul-rio-grandense tomou forma própria, com conteúdo regionalista, e expandiu-se a partir da fundação da Sociedade Partenon Literário, em 1868. Iniciativa de um grupo de jovens liderados por Apolinário Porto Alegre. Ali figuraram nomes como: Júlio de Castilhos, Assis Brasil, Fernando Osório (pai), Homero Batista, Lobo da Costa, Revocata dos Passos Ligueroa de Melo e o próprio Caldre e Fião.

Em meio àquela plêiade de escritores, artistas e homens de ciência apareceu um jovem poeta com, apenas, treze anos...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo