NOTÍCIAS

Regulamento do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2020

27 de junho de 2020

PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS 2020

REGULAMENTO

A Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), fundada em 1901, por ter como objetivo principal o culto às letras e o estímulo à cultura do Rio Grande do Sul, institui o PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS.

I – DAS FINALIDADES E DO ALCANCE

O PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS tem como objetivo destacar autores sul-rio-grandenses, ainda em produção, que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre literatura sul-rio-grandense e a promoção de livros de determinados gêneros e de seus respectivos autores.

II – DA PERIODICIDADE, DOS HABILITADOS A CONCORRER E DAS CATEGORIAS.

1. O prêmio será conferido anualmente.

2. O prêmio terá seis categorias. A saber:

2.1. Melhor livro de poesia: será concedido o Troféu Alceu Wamosy ao melhor livro de poesia de autor sul-rio-grandense publicado no ano de 2019, em primeira edição.

2.2. Melhor livro de literatura infantil: será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura para a infância, independente de gênero, de autor sul-rio-grandense publicado no ano de 2019, em primeira edição.

2.3. Melhor livro de narrativa curta (conto ou miniconto): será concedido o Troféu Simões Lopes Neto ao melhor livro de narrativa ficcional curta de autor sul-rio-grandense publicado no ano de 2019, em primeira edição.

2.4. Melhor romance: será concedido o Troféu Alcides Maya ao melhor romance de autor sul-rio-grandense publicado no ano de 2019, em primeira edição.

2.5. Melhor tese ou dissertação sobre literatura sul-rio-grandense: será concedido o Troféu Dyonélio Machado à melhor tese ou dissertação, em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor sul-rio-grandense e que tenha sido defendida nos anos de 2018 e 2019 em qualquer instituição de ensino superior do país.

2.6. Melhor livro de crônicas: será concedido o Troféu Apolinário Porto Alegre ao melhor livro de crônicas de autor sul-rio-grandense publicado nos anos de 2018 ou de 2019, em primeira edição.

III – DO SISTEMA DE INDICAÇÃO DOS FINALISTAS E DOS VENCEDORES

1. A fim de conceder os troféus Alceu Wamosy, Dyonélio Machado, Carlos Urbim, Simões Lopes Neto, Alcides Maya e Apolinário Porto Alegre, será composto, por indicação da Diretoria da ARL, um júri técnico, formado por, no mínimo, três pessoas de notável conhecimento técnico-literário, que terá a responsabilidade de indicar, no máximo, três finalistas para cada um dos prêmios, entre os livros, dissertações e teses inscritas, bem como proclamar o melhor livro de poesia, o melhor livro infantil, o melhor livro de narrativa curta, o melhor romance, a melhor dissertação ou tese e o melhor livro de crônicas.

IV – DA PREMIAÇÃO

1. Aos vencedores em cada uma das categorias será concedido troféu confeccionado pelo artista Lucas Strey em cerimônia a ser realizada para este fim, em data a ser amplamente divulgada.

2. Na ocasião, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras-Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique.

A escolha do homenageado será de competência única e exclusiva da ARL, por meio de indicações feitas por seus membros e de votação realizada em reunião ordinária, não cabendo, pois, inscrições a tal prêmio.

V – DAS INSCRIÇÕES

1. O ato da inscrição aos troféus deve ser realizado pelo autor ou por alguém que o represente. Para tal, deverão ser enviados:

1.2. a) Troféus Alceu Wamosy, Carlos Urbim, Simões Lopes Neto, Alcides Maya e Apolinário Porto Alegre: três exemplares da obra inscrita;

       b) Troféu Dyonélio Machado: um exemplar impresso da tese ou dissertação, no qual deverá constar endereço virtual para o acesso à tese ou dissertação.

1.3. Manifestação por escrito do desejo do autor na inscrição de seu livro ou dissertação/tese, por meio de ficha-padrão (anexa a este regulamento), em que deverá constar:

1.3.1. Troféu Dyonélio Machado: nome do autor, nome do orientador, instituição em que foi defendida, ano da defesa, endereço virtual para acesso à tese ou à dissertação inscrita. Deverá também ser anexada a ata que comprove a data da defesa. (Ver modelo no Anexo 2.)

1.3.2. Demais prêmios: nome do autor, título do livro, editora, ano de publicação e categoria de inscrição (Ver modelo no Anexo 1.)

2. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Correio, por meio de envio do material à sede da ARL: Academia Rio-Grandense de Letras, Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 - CEP 90020-008 - Porto Alegre RS, mediante envio de:

a) exemplares da obra inscrita, conforme consta no artigo V, 1.2;

b) carta de inscrição por título inscrito.

2.1. Caso haja descumprimento do que consta no item 1 ou no item 2, parte V, a inscrição não será validada.

2.2. Para os Troféus Alceu Wamosy, Carlos Urbim, Simões Lopes Neto, Alcides Maya e Apolinário Porto Alegre, não serão aceitas inscrições de obras publicadas exclusivamente em formato digital.

2.3. As inscrições deverão ser realizadas no período de 1 de julho de 2020 a 21 de agosto de 2020.

VI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Os casos omissos deste regulamento serão decididos, de forma administrativa, soberana e irrecorrível, pelo Coordenador do Prêmio e pela Diretoria da ARL.

2. Outros esclarecimentos por meio dos e-mails: contato@arl.org.br ou caioriter@gmail.com

Porto Alegre, 26 de junho de 2020.

ARL – Academia Rio-Grandense de Letras

 

ANEXO 1

LOCAL E DATA

Prezado coordenador do PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS,

 Venho por meio desta inscrever o livro ______________________, de autoria de____________________________, editado por ____________________, no PRÉMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, TROFÉU ___________________________, declarando que estou ciente do que rege o regulamento do referido prêmio.

Contatos com autor:

E-mail:

Fone:  (    )

Sem mais para o momento,

__________________

Assinatura

(Nome de quem realizou a inscrição)

 

ANEXO 2

LOCAL E DATA

Prezado coordenador do PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS,

Venho por meio desta inscrever o dissertação/tese ______________________, de autoria de____________________________, orientada por ____________________ e defendida, no mês de ____________ de  20_____, na________________________________________, no PRÉMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, TROFÉU DYONÉLIO MACHADO, declarando que estou ciente do que rege o regulamento do referido prêmio. (Anexar ata que comprove a defesa)

Endereço virtual para acesso à tese ou dissertação:

Contatos com autor:

E-mail:

Fone:  (    )

Sem mais para o momento,

______________________

Assinatura

(Nome de quem realizou a inscrição)

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 7

Carlos Augusto Ferreira

Carlos Augusto Ferreira nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 24 de outubro de 1844. Concluiu o ensino primário em São Paulo, para onde se mudou em 1865. De volta a Porto Alegre, foi aprendiz de ourives. Em 1871 retornou para São Paulo e passou a ser redator do Correio Paulistano. Foi ainda de 1876 a 1877 co-diretor do Almanaque Popular de Campinas e diretor da Gazeta de Campinas. Durante o período em que viveu no Rio de Janeiro, foi redator do Correio do Brasil.

Exercitou o magistério, uma de suas paixões, e o jornalismo em Amparo, interior de...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo