NOTÍCIAS

Reunião oficializa Santa Cruz como sede de Congresso de Academias do RS.

10 de maio de 2023

     A Prefeita Helena Hermany recebeu em seu gabinete, na tarde do dia 4 de maio do corrente, representantes da Academia Santa-cruzense de Letras (presidida pelo escritor Romar Beling) e da Academia Rio-Grandense de Letras (tendo à frente o reconhecido Airton Ortiz.) Estes confirmaram que o 4º Congresso Estadual de Academias de Letras será realizado em Santa Cruz nos dias 23 e 24 de novembro do próximo ano.

     Com sua clássica receptividade e atenção, a primeira mandatária do município confirma que a Prefeitura será parceira para que o evento cubra-se de merecido sucesso, devido a sua importância cultural para a cidade, região e Estado.

     Estavam presentes com demais escritores, o presidente da ARLetras, de Porto Alegre, Airton Ortiz, e o Vice-Presidente Administrativo, Rossyr Berny, o qual presenteou a Prefeita Helena com livros de sua autoria, autografados.

     A comissão organizadora esteve representada pelo ex-prefeito e acadêmico, José Alberto Wenzel, garantindo que este "não será um evento fechado só para escritores. Queremos que toda a comunidade participe."

     Espera-se que pelo menos 40 Academias do Estados participem do importante congresso. Os três primeiros aconteceram respectivamente em Porto Alegre (2015), Santa Maria (2018) e, o mais proximamente, em Passo Fundo (2022).

     Somaram suas importantes presenças à comissão, os escritores Mauro Ulrich, Lisse Bender, Roni Ferreira Nunes, Elenor Schneider e Marli Silveira, esta recentemente empossada na Academia Rio-Grandense de Letras.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 40

Alceu Wamosy

Alceu de Freitas Wamosy nasceu em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em 14 de fevereiro de 1895, filho de José Afonso Wamosy e Maria de Freitas Wamosy. Es-tudou no Colégio Urugiiaianense, de sua cidade natal e em Alegrete. Jornalista desde a adolescência, Alceu Wamosy iniciou-se como redator de A Cidade em 1909 na cidade de Alegrete. Em 1911 já dirigia o mesmo.

Em Porto Alegre, foi redator, em 1915, de O Diário e A Federação. Em 1918, foi diretor em Santana do Livramento de O Republicano. Em 1923, com o início da Revolução...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo