VÍDEOS

Quinta às 5 - Sérgio Borja (26/08/2021)

26 de agosto de 2021

Na quinta palestra do ciclo "Quinta às cinco", o acadêmico Sérgio Augusto Pereira de Borja, titular da Cadeira 22 da Academia Rio-Grandense de Letras, analisou o romance distópico "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley (1894 - 1963) à luz da filosofia, do direito e da ciência política. Considerado um clássico moderno, mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, um mundo de pessoas programadas em laboratório e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento - um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 3

Felix da Cunha

Félix Xavier da Cunha nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 16 de setembro de 1833, filho de Francisco Xavier da Cunha e Maria Quitéria de Castro e Cunha. Era irmão de Francisco Xavier da Cunha. Cursou humanidades no Colégio Dom Pedro II no Rio de Janeiro de 1843 a 1848. Formou-se bacharel em Direito em São Paulo no ano de 1854. Após a formatura, mudou-se para Porto Alegre, exercendo a advocacia a partir de 1955.

Como jornalista, dirigiu em Porto Alegre O Propagandista e O Mercantil. Em 1861 fundou O Guaíba. Além das atividades ligadas à advocacia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo