CADEIRA 38

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Eduardo Guimarães

Eduardo Gaspar da Costa Guimarães nasceu em Porto Alegre no dia 30 de março de 1892, filho de Gaspar da Costa Guimarães e Balbina da Silveira Guimarães. Estudou na Escola Pública da Prof. Isabel Gama, no Colégio Rio-Grandense e no Colégio Júlio de Castilhos. Foi redator de A Hora e Rio Jornal, ambos no Rio de Janeiro em 1912. Foi funcionário público estadual desde 1913, tendo servido na Biblioteca Pública Estadual como diretor dessa instituição a partir de 1922, permanecendo no cargo até o seu falecimento.

Em Porto Alegre foi redator do jornal A Federação, diretor da Revista Máscara, fundador da revista Mensário do Sul e membro e fundador da Sociedade Sul-Rio-Grandense de Belas Artes. Pertenceu ao grupo de neo-simbolistas do Rio Grande do Sul, a que pertenceram também Homero Prates, Álvaro Moreira, José Picorelli e Felipe d'Oliveira. Usava os pseudônimos de Lúcio Del Rio, Paulo Rubens, Paulo Del Rio, Toni Clown e Tristão Domingues. Sua obra máxima é A Divina Quimera, versos publicados em 1916. Faleceu em 13 de dezembro de 1928 no Rio de Janeiro.

Dados pesquisados em:
MARTINS, Ari. Dicionário Escritores do Rio Grande do Sul. orto Alegre: UFRGS, 1978.

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo