VOLTAIRE

ACADÊMICOSQUADRO DE EMÉRITOS

Voltaire Schilling

Voltaire Schilling (Porto Alegre, 1944 – Porto Alegre, 2 de janeiro de 2022) foi um professor e historiador brasileiro.

Biografia
Formou-se em história na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde mais tarde passou a dar aulas. Lecionou por mais de 30 anos em vários estabelecimentos de ensino e realizado grande quantidade de palestras. Foi professor do Curso de Jornalismo Aplicado da RBS e conferencista da AJURIS, colaborador em vários jornais, responsável pela seção "História" do Portal Terra, diretor do Memorial do Rio Grande do Sul, e publicou 16 livros e mais de 50 trabalhos menores. Representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Jerusalém, em 1991. Em 2005 foi distinguido com a Medalha Cidade de Porto Alegre por relevantes serviços prestados, em 2006 recebeu da Secretaria Municipal da Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo, que destaca o Intelectual do Ano, e em 2008 foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Em 2013 recebeu do governo da França a Ordem Nacional do Mérito no grau de cavaleiro. Em 2010 foi um dos indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro.

Faleceu em Porto Alegre em 2 de janeiro de 2022, vítima de embolia pulmonar seguida de parada cardiorrespiratória.

Livros publicados
Entre seus livros se destacam:

A Revolução Chinesa: colonialismo, maoísmo, revisionismo (1984)
O Nazismo: breve história ilustrada (1988)
Momentos da História: a função da História na conjuntura social (1988)
Estados Unidos versus América Latina: as etapas da dominação (1991)
Tempos da História (1995)
O Conflito das Ideias (1999)
Nietzsche: Em Busca do Super-Homem (2001)

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo