NOTÍCIAS

Escritor PIO FURTADO eleito para a Cadeira 25 da Academia

14 de abril de 2023

        Em concorrida Assembleia Geral de Eleições ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 13 de abril, na sede da Academia Rio-Grandense de Letras, a escolha do escritor Pio Furtado, para ocupar a Cadeira 25, a qual tem por Patrono Alberto da Costa Corrêa Leite. Brevemente anunciaremos local e data para sua posse.
      Igualmente destaque-se o grande interesse do grupo acadêmico também em relação às seguidas eleições de novos acadêmicos. Igualmente informaremos sobre as próximas vagas a serem abertas.

O ELEITO:
        José Pio Rodrigues Furtado é médico, cirurgião oncológico, professor e escritor. Formou-se em 1983 na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Na medicina, tem inúmeros trabalhos apresentados e publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Teve intensa participação e militância nas entidades médicas do Rio Grande do Sul, sempre em defesa dos anseios da categoria. 

        Pio Furtado é autor dos oito romances. Neoplasia: O homem e o peso de sua sombra (2013), Anatomia de um certo cirurgião (2015), Vilipêndio (2016), O Derradeiro Bandeirante (2018), Em nome do Senhor (2019), O Pavilhão dos Loucos Amores (2020), Elívia: contos, crônicas e fabulário moderno (2022), Histórias para Rafaela (2022) e Provência (2023). Todas publicações pela Editora Alcance, ao longo de dez anos.
       É membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES-RJ.
     Durante 30 anos, foi professor de Anatomia Humana e atualmente continua como preceptor das residências em Cirurgia do Trauma no Hospital Cristo Redentor/GHC e Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre, onde também opera há mais de três décadas.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 18

Alfredo Varela

(por Marília Beatriz Cibils Becker)

Alfredo Varela, conhecido em todo o país como político, escritor, diplomata, Procurador da República, no RS; Deputado Federal e doutoramento no Rio de Janeiro.

A 10 de setembro de 1864, nasceu Alfredo Augusto Varela de Villares, em nosso Estado, em Jaguarão, mas bacharelou-se em Direito pela grande Escola do Recife, em 1889, aos 25 anos, no período da Proclamação da República. Recebeu os ensinamentos preciosos e fontes de cultura dos expoentes intelectuais brasileiros, que imprimiram erudição a presidentes...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo