NOTÍCIAS

Palestra do acadêmico Rossyr Berny sobre a vida e obra de Mario Quintana (Projeto CADEIRA 41)

20 de abril de 2023

          A Academia Rio-Grandense de Letras convida para a primeira palestra dentro do projeto CADEIRA 41, o qual homenageia grandes autores gaúchos que, mesmo sendo importantes, não tiveram a oportunidade de ingressar nesta Academia, fundada há 122 anos.

          O evento acontecerá sempre na última quinta-feira do mês, de abril a novembro de 2023.

          A palestra inaugural será proferida pelo acadêmico Rossyr Berny sobre a vida e obra de Mario Quintana.

          Rossyr enriquecerá o encontro com poemas de Quintana e do próprio palestrante para Mario – uma vez que conviveram nos tempos do poeta ainda residente no Hotel Majestic, mais tarde chamado Casa de Cultura Mario Quintana.

          O poeta do Alegrete escreveu o prefácio para o primeiro livro de Berny: Homem-Autômato, em 1976. Ou seja, o homem-máquina. E hoje recém o homem chega à Inteligência Artificial. Estaria a poesia 47 anos à frente no tempo?

          A palestra acontecerá na sede da Academia Rio-Grandense de Letras, Rua dos Andradas, 1234/1002, próximo dia 27, quinta-feira, às 19hs, em Porto Alegre. Entrada franca. (Contato 51.98535 3970). Sua presença honrará a todos.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 29

José Carlos de Souza Lobo

José Carlos de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 11 de outubro de 1875, filho de José Teodoro de Souza Lobo e Rita da Graça Lobo. Estudou na Colégio Rio-Grandense de Porto Alegre. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1904. Foi funcionário da diretoria da Instrução Pública do Rio Grande do Sul e advogado da Justiça Militar, em Porto Alegre.

No meio jornalístico, José Carlos Lobo foi diretor do Correio Mercantil e, em Porto Alegre, foi redator...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo