NOTÍCIAS

Palestra do acadêmico Rossyr Berny sobre a vida e obra de Mario Quintana (Projeto CADEIRA 41)

20 de abril de 2023

          A Academia Rio-Grandense de Letras convida para a primeira palestra dentro do projeto CADEIRA 41, o qual homenageia grandes autores gaúchos que, mesmo sendo importantes, não tiveram a oportunidade de ingressar nesta Academia, fundada há 122 anos.

          O evento acontecerá sempre na última quinta-feira do mês, de abril a novembro de 2023.

          A palestra inaugural será proferida pelo acadêmico Rossyr Berny sobre a vida e obra de Mario Quintana.

          Rossyr enriquecerá o encontro com poemas de Quintana e do próprio palestrante para Mario – uma vez que conviveram nos tempos do poeta ainda residente no Hotel Majestic, mais tarde chamado Casa de Cultura Mario Quintana.

          O poeta do Alegrete escreveu o prefácio para o primeiro livro de Berny: Homem-Autômato, em 1976. Ou seja, o homem-máquina. E hoje recém o homem chega à Inteligência Artificial. Estaria a poesia 47 anos à frente no tempo?

          A palestra acontecerá na sede da Academia Rio-Grandense de Letras, Rua dos Andradas, 1234/1002, próximo dia 27, quinta-feira, às 19hs, em Porto Alegre. Entrada franca. (Contato 51.98535 3970). Sua presença honrará a todos.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 17

Timóteo de Faria Corrêa

Timóteo de Faria Corrêa Filho nasceu em São Gabriel, região da campanha rio-grandense, em 08 de novembro de 1861, filho de Timóteo de Faria Corrêa e Cândida Martins de Faria Corrêa. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Sentou praça em 1876 e saiu alferes-aluno em 1884. Foi Oficial do Exército, chegando ao posto de Capitão de Arma e Artilharia em 1890. Poeta, Timóteo Faria Corrêa assinava às vezes Timóteo Filho.

Publicou versos esparsos em revistas e jornais de seu tempo. Vale destacar seu discurso na 11ª Sessão...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo