NOTÍCIAS

Academia Rio-Grandense de Letras apoia o Manifesto dos Patronos da Feira do Livro

15 de julho de 2018

A Academia Rio-Grandense de Letras torna público seu apoio aos 18 patronos da Feira do Livro de Porto Alegre ─ dos quais cinco são membros de nosso sodalício ─, em defesa de uma Feira livre de qualquer cobrança.

Iniciada em 1955, a Feira do Livro está em sua 64ª edição, colocando o livro ao alcance dos leitores, em local público, e sem custo adicional. Ela é fruto do trabalho de um abnegado grupo de livreiros, que integram a Câmara Rio-Grandense do Livro, sempre contando com o apoio dos empresários que a patrocinam e do poder público. Promove o hábito de leitura e proporciona preços que beneficiam o leitor. Em um país de baixa renda, isso é fundamental para difundir a leitura.

Outras contrapartidas são as centenas de palestras, debates e mesas-redondas gratuitas, trazendo à cidade intelectuais de diversas partes do mundo e dando oportunidade aos escritores locais de se encontrarem com seus leitores, atingindo também grande parte da comunidade escolar do Rio Grande do Sul. Além disso, trazendo o livro à Praça da Alfândega, o evento atrai pessoas que não têm o costume de frequentar livrarias, transformando-a na sala de visitas da cidade, onde os cidadãos porto-alegrenses se encontram e recebem os visitantes. Seus efeitos positivos se expandem pelo Centro, beneficiando o comércio local e aumentando a sensação de segurança dos cidadãos.

Um bom livro é poderoso instrumento contra a ignorância. A leitura liberta, e por isso estamos juntos, em favor de uma Feira livre.

Porto Alegre, 12 de julho de 2018.

 

José Carlos Rolhano Laitano

Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

 

Subscrevem os acadêmicos:


José Eduardo Degrazia

Moacyr Flores

José Édil de Lima Alves

Caio Riter

Maria da Glória J. de Oliveira

Élvio Vargas

Percival Oliveira Puggina

Franklin Marcantonio Cunha

Nilson Luiz May

Luís Alberto Cibils

César Alexandre Pereira

Jaime Piterman

Airton Ortiz

Marô Barbieri

Kathrin Rosenfield

Heino Willy Kude

Marília Beatriz Cibils Becker

Joaquim Moncks

Hilda Agnes Hübner Flores

Avelino Alexandre Collet

Sérgio Borja

Zélia Arnaud Sampaio

Walter Galvani da Silveira

Luiz de Martino Coronel

Lauro Trevisan

Rafael Bán Jacobsen

Waldomiro Carlos Manfroi

Ruben Daniel Castiglioni

Cláudio Moreno

Luiz Osvaldo Leite

José Nedel

Jane Tutikian

José Moreira da Silva

Alcy de Vargas Cheuiche

António Filipe Neiva Soares

Francisco Pereira Rodrigues

Colmar Pereira Duarte

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 18

Alfredo Varela

(por Marília Beatriz Cibils Becker)

Alfredo Varela, conhecido em todo o país como político, escritor, diplomata, Procurador da República, no RS; Deputado Federal e doutoramento no Rio de Janeiro.

A 10 de setembro de 1864, nasceu Alfredo Augusto Varela de Villares, em nosso Estado, em Jaguarão, mas bacharelou-se em Direito pela grande Escola do Recife, em 1889, aos 25 anos, no período da Proclamação da República. Recebeu os ensinamentos preciosos e fontes de cultura dos expoentes intelectuais brasileiros, que imprimiram erudição a presidentes...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo