NOTÍCIAS

Academia Rio-Grandense de Letras visita Legislativo da capital

04 de junho de 2019

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), recebeu, na tarde desta terça-feira (4/6), a visita do presidente da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), Rafael Bán Jacobsen. Na oportunidade, Jacobsen mencionou que a Academia tem mais de um século de história e a intenção dele, enquanto gestor atual, é buscar captação e parceiros para a concretização do projeto “Memorial dos Imortais”. 

"Desde a gestão anterior à minha, temos a proposta de criação do Memorial”, relatou o presidente, ao destacar que um dos motivos de esse projeto não ter se concretizado, é porque a Academia não possui uma sede própria, em que pese ocupe uma sala no Centro Histórico da capital. Durante a visita, sublinhou a missão da ARL de congregar as pessoas que têm trajetória na literatura gaúcha; valorizar as letras; e preservar a memória. “Muitos dos nomes de ruas são de figuras importantes que passaram pela Academia, como José Simões Lopes Neto”, exemplificou. 

Por ter sido secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Mônica relatou que, desde sempre, compreende a preservação da memória como de extrema importância. Por isso, a vereadora colocou o Legislativo à disposição, fez sugestões de captação/parceria e, por fim, afirmou: “Levaremos a questão para uma análise jurídica e posterior exame da Mesa Diretora”. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Fonte: Site da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 37

Felipe de Oliveira

Felipe Daudt d'Oliveira nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 23 de agosto de 1890, filho de Felipe Alves d'Oliveira e Adelaida Daudt d'Oliveira. Cursou o ensino primário em Santa Maria e o secundário na Escola Brasileira em Porto Alegre. Frequentou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, onde concluiu o curso de Química.

Foi redator de O Combatente de Santa Maria em 1908, de O País do Rio de Janeiro, a partir de 1922, e, depois, da Gazeta de Notíciase da Revista Fon-Fon. Desenvolveu no Rio de Janeiro a atividade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo