NOTÍCIAS

Participação de intelectuais e artistas no movimento da abolição da escravatura no Brasil

01 de novembro de 2024

     O projeto QUINTA ÀS 5, da Academia Rio-Grandense de Letras – neste dia 31 de outubro de 2024, na sede da entidade – recebeu o confrade Waldomiro Manfroi, que proferiu uma admirável palestra com o título de Participação de intelectuais e artistas no movimento da abolição da escravatura no Brasil.

     O escritor, em seu belo trabalho, revisitando a triste história brasileira neste tema, trouxe informações de enorme relevância que impressionaram o público presente.

     Para os que não puderam comparecer ao evento, nossa Academia está disponibilizando o arquivo da palestra, em PDF, além de filmagem do evento, pelo sr. Vilarci, após edição da mesma, na próxima semana.

     Finalizada a palestra houve excelente participação do público, com vários e interessantes depoimentos.

     Além dos atentos convidados, a presença dos acadêmicos Élvio Vargas, José Eduardo Degrazia, Luiz Osvaldo Leite, Pio Furtado, Rafael Bán Jacobsen, Marília Beatriz C. Becker, Roberto Schmitt-Prym, Rossyr Berny, Waldomiro Manfroi e Zélia Dandena Sampaio, abrilhantou o memorável evento.

     O presidente Airton Ortiz, em missão cultural por países asiáticos, envia cumprimentos a todos pelo evento.

(RB, Mtb 4747)

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo