NOTÍCIAS

Participação de intelectuais e artistas no movimento da abolição da escravatura no Brasil

01 de novembro de 2024

     O projeto QUINTA ÀS 5, da Academia Rio-Grandense de Letras – neste dia 31 de outubro de 2024, na sede da entidade – recebeu o confrade Waldomiro Manfroi, que proferiu uma admirável palestra com o título de Participação de intelectuais e artistas no movimento da abolição da escravatura no Brasil.

     O escritor, em seu belo trabalho, revisitando a triste história brasileira neste tema, trouxe informações de enorme relevância que impressionaram o público presente.

     Para os que não puderam comparecer ao evento, nossa Academia está disponibilizando o arquivo da palestra, em PDF, além de filmagem do evento, pelo sr. Vilarci, após edição da mesma, na próxima semana.

     Finalizada a palestra houve excelente participação do público, com vários e interessantes depoimentos.

     Além dos atentos convidados, a presença dos acadêmicos Élvio Vargas, José Eduardo Degrazia, Luiz Osvaldo Leite, Pio Furtado, Rafael Bán Jacobsen, Marília Beatriz C. Becker, Roberto Schmitt-Prym, Rossyr Berny, Waldomiro Manfroi e Zélia Dandena Sampaio, abrilhantou o memorável evento.

     O presidente Airton Ortiz, em missão cultural por países asiáticos, envia cumprimentos a todos pelo evento.

(RB, Mtb 4747)

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl
anteriorANTERIORanteriorpróximaPRÓXIMApróxima todasTODAStodas

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 4

Gaspar Silveira Martins

Gaspar Silveira Martins nasceu em Aceguá, município de Bagé, em 5 de agosto de 1835, filho de Carlos Silveira de Moraes Ramos e Maria Joaquina das Dores Martins. Foi alfabetizado em Cerro Largo no Uruguai e, já no Brasil, freqüentou em Pelotas o curso de latim do Prof. Antônio José Domingues. No Rio de Janeiro, cursou Humanidades com o Prof. Vitorio da Costa. Em Recife foi aprovado no curso de Direito, mas acabou concluindo o mesmo no Rio de Janeiro, onde, após a formatura, assumiu o cargo de juiz municipal. Foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e Senador pelo mesmo Estado em 1880....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo