NOTÍCIAS

Participação de intelectuais e artistas no movimento da abolição da escravatura no Brasil

01 de novembro de 2024

     O projeto QUINTA ÀS 5, da Academia Rio-Grandense de Letras – neste dia 31 de outubro de 2024, na sede da entidade – recebeu o confrade Waldomiro Manfroi, que proferiu uma admirável palestra com o título de Participação de intelectuais e artistas no movimento da abolição da escravatura no Brasil.

     O escritor, em seu belo trabalho, revisitando a triste história brasileira neste tema, trouxe informações de enorme relevância que impressionaram o público presente.

     Para os que não puderam comparecer ao evento, nossa Academia está disponibilizando o arquivo da palestra, em PDF, além de filmagem do evento, pelo sr. Vilarci, após edição da mesma, na próxima semana.

     Finalizada a palestra houve excelente participação do público, com vários e interessantes depoimentos.

     Além dos atentos convidados, a presença dos acadêmicos Élvio Vargas, José Eduardo Degrazia, Luiz Osvaldo Leite, Pio Furtado, Rafael Bán Jacobsen, Marília Beatriz C. Becker, Roberto Schmitt-Prym, Rossyr Berny, Waldomiro Manfroi e Zélia Dandena Sampaio, abrilhantou o memorável evento.

     O presidente Airton Ortiz, em missão cultural por países asiáticos, envia cumprimentos a todos pelo evento.

(RB, Mtb 4747)

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl
anteriorANTERIORanteriorpróximaPRÓXIMApróxima todasTODAStodas

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 12

Francisco Lobo da Costa

Francisco Lobo da Costa nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 18 de julho de 1853, sendo filho de Antônio Cardoso da Costa e Jacinta Júlia Lobo Rodrigues. Fez o curso de alfabetização na Biblioteca Pelotense. Foi, em Pelotas, auxiliar de escritório em 1867 e praticou telegrafia em 1870.

Destacou-se como redator de O Comércio em 1870 e fundador c diretor da revista Castália, no mesmo ano. Foi ainda redator do Eco do Sul, de 1872 a 1873, de O Investigador em 1873, do Jornal do Comércio de Pelotas em 1876, do 11 de junho, em...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo