NOTÍCIAS

Congresso reúne 22 Academias de Letras do RS

25 de novembro de 2024

      Incentivar a leitura, valorizar a literatura regional, promover evento literários, apoiar ou protagonizar a doação de livros para bibliotecas. Estas e outras ações foram algumas das atividades compartilhadas por representantes de 22 academias de Letras do Rio Grande do Sul que participaram do 4º Congresso Estadual das Academias de Letras, promovido pela Academia Rio-Grandense de Letras e Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2024, com o tema “Construindo Memórias e Aproximando Distâncias”, na sede do Sindicato dos Bancários do município.

      No evento, também ocorreu a posse da nova diretoria da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), com Airton Ortiz novamente eleito para presidente para um mandato de dois anos. Na Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, Romar Beling passou o cargo para Marli Silveira.

      Ao encerrar um mandato e iniciar outro, Airton Ortiz declarou que os principais objetivos da Academia estão divididos em dois eixos. Um é levar à ARL grandes escritores gaúchos. “Um exemplo foi o do Carlos Nejar, que já era eleito para a Academia Brasileira de Letras e não pertencia à ARL”, citou Ortiz. Agora ele faz parte de ambas.

      O outro eixo foi tornar a ARL uma referência cultural e moral para setor cultural. Como próximo passo, pretende tornar a Academia mais conhecida não apenas nos meios intelectuais, mas para a sociedade civil e todo o Estado. Além disso, outro objetivo é tornar os escritores gaúchos mais conhecidos no Brasil todo (veja o discurso completo de posse no vídeo abaixo).

      Uma novidade na entidade é que a ARL foi convidada a integrar e organizar o 1º Fórum das Academias Estaduais de Letras, que pretende fortalecer os laços e trocar experiências entre as entidades. O membro da ARL Rossyr Berny vai organizar presidir o evento ao lado de representantes de academias de cidades gaúchas.

      Já foram definidas as cidades que irão sediar os próximos congressos estaduais das academias de Letras. Santo Ângelo, em 2026. O representante da Academia Santo-Angelense de Letras, Paulo Prado Machado, comemorou o fato porque daqui a dois anos também se celebra na região os 400 anos da criação das Missões. Cachoeira do Sul fica responsável pela edição de 2028.

Prêmio ARL

      A divulgação dos premiados nas diferentes categorias do prêmio literário da Academia Rio-grandense de Letras teve sua data alterada para não coincidir com a programação de outra premiação para escritores, o troféu Minuano. O anúncio dos vencedores será na próxima sexta-feira. E a cerimônia de entrega, que antes estava marcada para o dia 5 de dezembro, será no dia 12 de dezembro.

Projeto Erico Verissimo pretende celebrara a obra do escritor

      Uma das propostas apresentadas no 4º Congresso Estadual das Academias de Letras, realizado em Santa Cruz do Sul na sexta-feira e sábado passados, é o Projeto Erico Verissimo. A escritora Marô Barbieri, que já foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2019, foi quem fez a apresentação.

      Erico Verissimo nasceu em 1905 e morreu em 1975, por isso o ano que vem será a data que lembra os 120 anos do nascimento e os 50 anos de morte do escritor.

      “Já formamos uma comissão em Porto Alegre que é constituída de muitas entidades, todas elas dispostas a festejar o nosso grande escritor”, anunciou Marô. Entre elas, se pode citar até o momento Ufrgs, Biblioteca Pública do Estado, o Instituto Estadual do Livro, o Conselho Estadual de Cultura e o Conselho municipal e o Insituto Ling.

      “Estamos propondo que, na terceira semana de maio do ano que vem, sejam realizadas atividades sobre o escritor em cada entidade participante. Cada entidade vai promover e se responsabilizar por sua atividade”, explicou a escritora.

      Aproveitando a presença de representantes de 22 Academias de Letras do Estado no Congresso, Marô fez o convite para que os grupos presentes pensem sobre eventos que possam lembrar a obra do escritor.

      Entre as ideias já pensadas pela ARL, está um seminário sobre a obra infantil de Erico Verissimo, que foi um precursor da literatura para a infância, e um concerto a ser realizado pela Ospa.

      “Podem ser atividades pequenas, médias ou grandes, o importante é que em cada cidade haveria uma ou mais atividades em homenagem ao escritor. Estamos convidando para que possa haver uma interlocução”, disse Marô. Ela deixa seu e-mail para que entidades interessadas possam entrar em contato: barbierimaro@gmail.com.

      Veja a apresentação do Projeto Erico Verissimo e outros momentos do Congresso em Santa Cruz do Sul CLICANDO NO LINK abaixo do vídeo no YouTube:

https://youtu.be/a1wauEawCwc

 

Carta de Santa Cruz do Sul: 
https://drive.google.com/file/d/12Rk3g-jiO7dL1ToEmbQ6ZpOra3T139FF/view?usp=drive_link

Fonte: Correio do Povo

arlarlarlarlarlarlarlarl

Link para Carta de Santa Cruz do Sul

anteriorANTERIORanteriorpróximaPRÓXIMApróxima todasTODAStodas

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo