NOTÍCIAS
PROJETO ‘BIBLIOTECA ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS” DOA MAIS SETE MIL LIVROS PARA ESCOLAS
28 de novembro de 2024
O projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras iniciou nesta quinta-feira a doação de mais 7 mil livros da Coleção Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras. Estão sendo entregues 3.500 exemplares de EGITO DOS FARAÓS, de Airton Ortiz, e 3.500 de ARCO-ÍRIS NOTURNO – Rios e florestas respiram por aparelhos, de Rossyr Berny. O projeto, realizado via Lei Rouanet, tem o patrocínio do Grupo Zaffari.
A solenidade, realizada na sede da Academia, contou com a presença dos autores, da diretora da ARL e diversos convidados.
Duzentos exemplares de cada título serão distribuídos diretamente pela Academia Rio-Grandense de Letras para outras entidades culturais. Além desses, a Biblioteca Pública do Estado repassará 497 exemplares de cada título para cada uma das bibliotecas públicas municipais das 497 cidades gaúchas. Estão sendo entregues outros 2.600 de cada título para a Secretaria Estadual de Educação, que repassará para as bibliotecas de todas as escolas públicas do Rio Grande do Sul, e 200 exemplares de cada um para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre repassar às bibliotecas das escolas públicas do município.
A coleção com obras dos acadêmicos da ARL vai distribuir ao longo de 10 anos 140 mil livros. Há também uma versão em áudio-livro de cada título para os alunos com deficiência visual. Já foram entregues nos anos anteriores Travessia da Amazônia, Cartas do Everest e Atenas, de Airton Ortiz, O último voo, de Waldomiro Manfroi, O dia em que o major Alarico virou estátua, de Luiz Coronel, e Caligrafia do Espanto, de Rafael Bán Jacobsen.
A iniciativa tem por finalidade promover a leitura entre os estudantes do Estado, distribuindo uma coleção completa (quarenta exemplares) para cada uma dessas instituições.
Cada obra conta com um encarte instruindo os professores a como melhor utilizar os livros em sala de aula. Em um canal no Youtube, a autora do projeto pedagógico Aluno Leitor, professora Ana Paula Ferreira Xavier, estará à disposição dos professores e coordenará perguntas dos alunos que serão respondidas on line pelos escritores. Também haverá uma página no Facebook para que os estudantes troquem postagem e comentários sobre os livros, e outra no Instagram, onde os alunos divulgarão fotografias sobre seus trabalhos em sala de aula. Haverá uma conta no Twitter para os estudantes postarem suas críticas sobre as obras literárias.
Ao modernizar os acervos das mais importantes bibliotecas públicas do Estado a Academia Rio-Grandense de Letras, o Grupo Zaffari e os parceiros acima esperam incentivar o hábito da leitura no Rio Grande do Sul, única ferramenta capaz de qualificar tanto profissional como do ponto de vista humano esta e as novas gerações de cidadãos gaúchos.
SOBRE AS OBRAS E AUTORES:
EGITO DOS FARAÓS, de Airton Ortiz
Em Egito dos faraós, O Ortiz narra sua Expedição Cultural pelo Egito em busca da cultura egípcia e árabe, em especial os seus hábitos e costumes. Ele atravessa o deserto do Saara, em lombo de camelo, e desce o rio Nilo, numa jangada, além da visita às pirâmides e muitos outros monumentos no país. O livro foi finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, além de ter sido o 3º livro mais vendido na 51ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Airton Ortiz é jornalista e escritor. Criador do Jornalismo de Aventura, onde o repórter é o próprio protagonista da reportagem, já publicou 25 livros, a maioria premiada, assim como suas reportagens. Foi patrono da prestigiosa Feira do Livro de Porto Alegre, presidente do Conselho Estadual de Cultura e, atualmente, preside a Academia Rio-Grandense de Letras.
ARCO-ÍRIS NOTURNO – Rios e florestas respiram por aparelhos, de ROSSYR BERNY
Em que planeta a humanidade deseja viver, transitar? Será em tempos plenos de equilíbrios ou em cotidianos de abismos climáticos? Devastações globais? Este é o inquietante tema presente no 20º livro de poemas de Berny. Apesar dos desastres naturais – e os provocados pelo homem – o livro também é uma conclamação para que a humanidade retome o caminho salvador, de respeito ao meio ambiente.
Rossyr Berny é poeta, escritor, jornalista, editor, tradutor e vice-presidente administrativo da Academia Rio-Grandense de Letras. Cursou Mestrado em Teoria da Literatura e é professor pela Faculdade São Judas Tadeu. Como editor, há 40 anos fundou a Editora Alcance, uma das mais antigas e reconhecidas do RS, pela qual recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura. O poeta tem sua trajetória reconhecida por importantes prêmios nacionais e internacionais, recebendo, em 2020, o Prêmio Açorianos de Literatura pelo conjunto de sua obra.