NOTÍCIAS

Acadêmico Waldomiro Manfroi abre novo ciclo de palestras da ARL

24 de março de 2021

A Academia Rio-Grandense de Letras convida para a palestra inaugural do ciclo “Quinta às cinco”, que ocorrerá na quinta-feira, dia 25 de março de 2021, às 17 horas, com transmissão ao vivo pela página do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras no Facebook. O conferencista será o acadêmico Waldomiro Manfroi, ocupante da Cadeira 30, que abordará o tema “Ciência e literatura no contexto das pandemias”.

No projeto “Quinta às cinco”, a Academia promoverá, sempre na última quinta-feira de cada mês, às 17 horas, uma nova conferência sobre temas literários. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo, e as gravações ficarão disponíveis posteriormente no YouTube.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo