NOTÍCIAS

Comunicado aos pares de nossa Academia

07 de dezembro de 2023

Foi realizada em 07/12/23 a apresentação dos panegíricos aos saudosos acadêmicos Heino Willy Kude e José Moreira da Silva.

O auditório da ARL, praticamente lotado, testemunhou os emocionantes depoimentos dos familiares de ambos. Todos recordaram os seus queridos, reconhecendo suas importâncias como chefes de família, homens públicos e escritores comprometidos em tornarem o mundo melhor através de longas décadas de vidas – uma vez que ambos partiram com 92 anos de idade. Também diversos amigos usaram da palavra para suas deferências elogiosas.

O evento foi filmado pelo sr. Vilarci, que já registrou diversas outras cerimônias – profissional contratado pelo acadêmico Pio Furtado, com o propósito de registrar uma profunda "memória" da ARL –, possibilitando que tais filmagens sejam aproveitadas para, uma vez editadas, serem apresentadas pela TVE em parceria com a ARL.

Estiveram presentes os acadêmicos Antônio Carlos Côrtes, José Eduardo Degrazia, José Nedel, Pio Furtado, Rafael Bán Jacobsen, Roberto Schmitt-Prym, Rossyr Berny (apresentador dos panegíricos), e Zélia Sampaio. Muitos colegas acadêmicos lamentaram a impossibilidade de suas presenças.

Agradecemos a todos pela presença e/ou manifestação.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 37

Felipe de Oliveira

Felipe Daudt d'Oliveira nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 23 de agosto de 1890, filho de Felipe Alves d'Oliveira e Adelaida Daudt d'Oliveira. Cursou o ensino primário em Santa Maria e o secundário na Escola Brasileira em Porto Alegre. Frequentou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, onde concluiu o curso de Química.

Foi redator de O Combatente de Santa Maria em 1908, de O País do Rio de Janeiro, a partir de 1922, e, depois, da Gazeta de Notíciase da Revista Fon-Fon. Desenvolveu no Rio de Janeiro a atividade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo