NOTÍCIAS

Noite de Premiação na Academia Rio-Grandense de Letras

14 de dezembro de 2023

Na noite memorável desta quarta-feira 13 – no Auditório da Livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country de Porto Alegre –, aconteceu a entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras aos vencedores das oito categorias.

O evento confirmou a importância de tal premiação como uma das mais importantes do Estado gaúcho.

A consagrada jornalista Tânia Carvalho foi a apresentadora do encontro. 

O presidente Airton Ortiz destacou os 122 anos de fundação da ARL e todos os importantes projetos que esta vem desenvolvendo em favor do livro – e da leitura em geral no Rio Grande do Sul –, sempre com o decisivo apoio do Grupo Zaffari.

O auditório praticamente lotado testemunhou a consagração da arte de escrever, com o destaque de uma premiação de importância nacional.

 

Os Vencedores

  • Troféu Alcides Maya (Romance): “Ele se chama Rodolfo”, de Julia Dantas – DBA;
  • Troféu Simões Lopes Neto (Narrativa curta): “Mamãe trabalhava à noite”, de Emir Rossoni – Bestiário;
  • Troféu Apolinário Porto Alegre (Crônicas): “27 anos de jornalismo...”, de Mariana Bertolucci – Bá;
  • Troféu Alceu Wamosy (Poesia): “Paragens”, de Patrícia Amaral Borde – Bestiário;
  • Troféu Félix da Cunha (Arte dramática): “A mulher arrastada”, de Diones Camargo – Cobogó;
  • Troféu Carlos Urbim (Literatura para a infância): “A araucária e a gralha azul”, de Maurício Vem Tánh Salvador, Ana Fonseca e Mauren Veras – FM;
  • Troféu Dyonélio Machado (Melhor tese ou dissertação sobre literatura sul-rio-grandense): “A crônica de duas cidades: Saudade e melancolia na escrita de Aquiles (sobre) Porto Alegre (1912 1925)”, de Henrique Perin – PUCRS;

 

Homenagens Especiais

A destacada escritora e jornalista Cíntia Moscovich recebeu o Troféu Escritora do Ano, possuindo vasta e consagrada obra literária.

Também o ex-Governador Alceu Collares recebeu merecida homenagem da Academia Rio-Grandense de Letras por, durante seu governo, realizar a doação da Sede de nossa entidade, na Rua dos Andradas, 1234, 10º andar, Porto Alegre. O governador foi representado por nosso colega acadêmico Antônio Carlos Côrtes, que em seu nome recebeu o lindo troféu da Academia.

 

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 23

Caldas Júnior

(por Zélia Helena Dendena Sampaio)

 Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior nasceu em Porteiras, município de Vilas Nora, Sergipe, em 13 de dezembro de 1868, filho de Francisco Antônio Vieira Caldas e Maria Emília Wanderlei Caldas. O primário foi feito em casa com o auxí lio dos professores particulares Antônio Lago e Guilhermina Lima em Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, para onde a su família se mudou em 1872.

Concluiu o secundário em Porto Alegre no Colégio São Pedro em 1883. Foi de 1885 a 1888 revisor e...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo