NOTÍCIAS

Conhecidos os vencedores do Desafio Literário 2019

14 de novembro de 2019

Em sarau no Auditório do Margs, o Instituto Estadual do Livro (IEL) divulgou na tarde de ontem (13 de novembro) os vencedores do Desafio Literário, que na edição 2019 destacou temas relativos ao meio ambiente. São eles: Vanessa Conz (1º lugar), Gabriel da Fonseca Mayer (2º lugar) e Vitor José da Silva Classmann (3º lugar). Participaram da cerimônia: a diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do RS, Ana Fagundes; a Patrona da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, Marô Barbieri; a diretora do IEL, Patrícia Langlois; a diretora da Brascril, Bárbara Lopes; o jurado Rafael Jacobsen, pela Academia Rio-Grandense de Letras (ARL); a jurada Jacira Fagundes, pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES); e a jurada Ariane Severo, pela Associação Lígia Averbuck.

Emocionada, Vanessa Conz, que está grávida de Caio, agradeceu primeiramente a filha, Cecília, que a acompanhava: “toda a minha inspiração veio deles e da minha família”, disse. Mesmo o tema sendo a ecologia, ela se voltou à infância em seus trabalhos, porque, em sua opinião, as crianças hoje já nascem com consciência ambiental. Dos 23 participantes do concurso, onze leram seus textos, considerados com um certo estilo próprio, em sua totalidade, por Marô Barbieri. “O que eu posso desejar é que vocês tenham um caminho muito bonito”, pontuou a escritora. Ao longo de cinco dias, os candidatos produziram textos literários nas categorias Miniconto, Poetrix, Poema Livre, Crônica e Conto. A atividade, que visa dar oportunidade a novos talentos na área literária, teve início na última sexta-feira, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

Para Patrícia Langlois, uma das missões do IEL é incentivar novos talentos, para que seus textos cheguem ao público. “A gente quer que cada vez mais o gaúcho escreva com qualidade”, afirmou. A ilustradora falou do conceito da atividade, uma espécie de 'Masterchef' literário, em que as palavras servem como ingredientes. Os vencedores receberam troféus, confeccionados pela empresa Brascril, certificados emitidos pelo IEL e terão seus textos publicados nos canais oficiais do IEL, na internet (blog e Facebook). A iniciativa está a cargo da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Associação Lígia Averbuck, com apoio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e Brascril.

Texto: Vera Pinto
Fotos: Solange Brum

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo