NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (20/10)

11 de outubro de 2022

Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a)
Encerrou-se, no dia 26 de setembro de 2022, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 11 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é o Padre Carlos Teschauer e cujo último ocupante foi Luís Alberto Cibils.
Divulgamos de pronto a lista de candidatos, a fim de que os acadêmicos possam, desde já, começar a refletir sobre seu voto neste que é um dos momentos mais importantes da vivência em nosso sodalício. Eis a nominata dos candidatos, em ordem alfabética:

  1. Antônio Carlos Côrtes
  2. Ari Heck
  3. Carlos Giovani Delevati Pasini
  4. Gláucia de Souza
  5. Mario Augusto Pires Pool
  6. Marli Teresinha Silva da Silveira 
  7. Roberto Schmitt-Prym

Os documentos enviados pelos candidatos, cartas de apresentação e currículos, foram remetidos a todos os acadêmicos privadamente.
Ante o exposto, a Diretoria da Academia Rio-Grandense de Letras ora convoca assembleia geral, a ser realizada no dia 20 de outubro, quinta-feira, em primeira chamada às 15h45min e em segunda e última chamada às 16h. A assembleia será realizada em formato híbrido, com possibilidade de presença in loco, na sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002), ou de participação por videoconferência.
Relembramos que o processo eleitoral seguirá as regras do Estatuto e do Regimento, que foram recentemente revisados e atualizados. Em especial, destacamos que, de acordo com o artigo 23 do Regimento, podem votar todos os acadêmicos que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e que, caso não se encontrem na sede da Academia no momento da eleição, estejam na plataforma digital, com voz e/ou imagem no momento de proferir seu voto, sendo vedado substituir sua manifestação por meio de telefone, e-mail ou outro tipo de mídia ou rede social. Ademais, o voto será secreto no caso daqueles reunidos em local físico; no caso de uso de plataforma digital, o voto será de viva voz ou pela exibição do voto por escrito na tela da plataforma digital, perdendo, portanto, o caráter secreto.

Rafael Bán Jacobsen
Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo