NOTÍCIAS

Divulgados finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras

24 de novembro de 2017


Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro de 2017, foram anunciados os finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras. São eles:
 
FINALISTAS DO TROFÉU ALCEU WAMOSY (CATEGORIA POESIA)
 
1) Demétrio de Azeredo Soster – Quase Coisa
2) Germana Zanettini – Eletrocardiodrama
3) Maria do Carmo Campos – Cenas Mínimas
 
FINALISTAS DO TROFÉU DYONÉLIO MACHADO (DISSERTAÇÃO OU TESE ACADÊMICA)
 
1) Daniele Marcon (Orientador: João Claudio Arendt – Universidade de Caxias do Sul) – Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul
2) Fabrício Antônio Antunes Soares (Orientador: Jurandir Malerba – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) – Farrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999)
 
 
O vencedor da categoria Escritor do Ano será definido na sessão da Academia a ser realizada no dia 30 de novembro, por votação direta e secreta dos acadêmicos. A distinção será conferida a um autor do estado que tenha obra relevante, independente de gênero literário. 
 
A cerimônia de entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras ocorrerá no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS), no Auditório Barbosa Lessa, no dia 12 de dezembro de 2017, às 19 horas. Após a cerimônia, será oferecido um coquetel aos presentes. 
 
O Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha e a poesia.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 16

Arthur Pinto da Rocha

(por Betty Borges Fortes)

Considerando a decisão de que a Memória dos Patronos das Cadeiras da Academia Rio-Grandense de Letras seria apresentada em textos não excedentes a três páginas, assim se pode constituir um sumário roteiro Biobibliográfico do Patrono da Cadeira n° 16, o Dr. Arthur Pinto da Rocha.

Desse eminente homem da Memória Cultural, Cívica e Política do Rio Grande do Sul temos que o seu nascimento ocorreu aos 26 dias de dezembro de 1864, conforme certidão de batismo, emitida na cidade marítima de Rio Grande, Rio Grande do Sul,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo