NOTÍCIAS

Entrega do Prêmio Mozart Pereira Soares e da Medalha Mario Quintana (18/04)

16 de abril de 2022

A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) convida para a solenidade de entrega do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura, dia 18 de abril, às 18h30, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado. A premiação tem como objetivo destacar jovens autores (até 35 anos de idade) que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional. Ademais, tem como objetivo também homenagear o veterinário, professor, historiador, advogado e escritor Mozart Pereira Soares (1915-2006), que foi o primeiro professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Santa Maria, diretor da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS e vice-reitor desta mesma universidade, além de membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
Serão premiadas seis categorias: Poesia, Literatura Infantil, Narrativa Curta, narrativa Longa, Crônica e Texto Dramático. O vencedor de cada uma das categorias será revelado nesta ocasião e receberá o troféu criado pelo artista André Venzon e a quantia de 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais). Participaram do júri os acadêmicos José Eduardo Degrazia, Élvio Vargas, Colmar Duarte, Alcy Cheuiche, Airton Ortiz, Marô Barbieri, Maria da Glória Jesus de Oliveira e Rafael Bán Jacobsen.
Na mesma oportunidade, a AABPE entregará a Medalha Mario Quintana, sua máxima distinção, para o acadêmico Luiz Osvaldo Leite. Também receberão a honraria: Carlos Jorge Appel, Sérgio da Costa Franco e Elvio Funck. A Medalha Mario Quintana é outorgada a intelectuais escolhidos pela diretoria da AABPE em reconhecimento ao conjunto da sua obra e das suas contribuições para a cultura. 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 17

Timóteo de Faria Corrêa

Timóteo de Faria Corrêa Filho nasceu em São Gabriel, região da campanha rio-grandense, em 08 de novembro de 1861, filho de Timóteo de Faria Corrêa e Cândida Martins de Faria Corrêa. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Sentou praça em 1876 e saiu alferes-aluno em 1884. Foi Oficial do Exército, chegando ao posto de Capitão de Arma e Artilharia em 1890. Poeta, Timóteo Faria Corrêa assinava às vezes Timóteo Filho.

Publicou versos esparsos em revistas e jornais de seu tempo. Vale destacar seu discurso na 11ª Sessão...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo