NOTÍCIAS

Escritora Patrícia Langlois é eleita para a Academia Rio-grandense de Letras

23 de novembro de 2023

A escritora, artista plástica e ilustradora de livros infantis Patrícia Langlois foi eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras. Ela disputou a vaga com outros 12 escritores que se inscreveram atendendo ao edital publicado pela ARL. A autora ocupará a Cadeira 4, cujo Patrono é o escritor Gaspar Silveira Martins.

A porto-alegrense é gestora cultural e foi diretora do Instituto Estadual do Livro por 8 anos. Em Abril de 2023 recebeu o Prêmio  Amiga do Livro da Câmara Rio-Grandense  do Livro pela sua trajetória como gestora cultural no Setor do Livro, Leitura e Literatura.  Em outubro deste mesmo ano, recebeu homenagem  do Colegiado Setorial do Livro pela sua dedicação  ao Setor do Livro. Sua carreira na área da literatura iniciou a partir de seu trabalho como ilustradora. Posteriormente começou a escrever e ao todo tem participação em vinte e cinco obras e já  vendeu mais de 38.000 livros para a infância.

Para o escritor Airton Ortiz, presidente da Academia, a eleição da nova imortal aumenta a representatividade da literatura infantil no Sodalício, além de ser mulher, o que é muito bom para a diversidade cultural da Instituição. 

Patrícia Langlois tomará posse dia 16 de dezembro, às 10h30, no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Country.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo