NOTÍCIAS

Escritora Patrícia Langlois é eleita para a Academia Rio-grandense de Letras

23 de novembro de 2023

A escritora, artista plástica e ilustradora de livros infantis Patrícia Langlois foi eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras. Ela disputou a vaga com outros 12 escritores que se inscreveram atendendo ao edital publicado pela ARL. A autora ocupará a Cadeira 4, cujo Patrono é o escritor Gaspar Silveira Martins.

A porto-alegrense é gestora cultural e foi diretora do Instituto Estadual do Livro por 8 anos. Em Abril de 2023 recebeu o Prêmio  Amiga do Livro da Câmara Rio-Grandense  do Livro pela sua trajetória como gestora cultural no Setor do Livro, Leitura e Literatura.  Em outubro deste mesmo ano, recebeu homenagem  do Colegiado Setorial do Livro pela sua dedicação  ao Setor do Livro. Sua carreira na área da literatura iniciou a partir de seu trabalho como ilustradora. Posteriormente começou a escrever e ao todo tem participação em vinte e cinco obras e já  vendeu mais de 38.000 livros para a infância.

Para o escritor Airton Ortiz, presidente da Academia, a eleição da nova imortal aumenta a representatividade da literatura infantil no Sodalício, além de ser mulher, o que é muito bom para a diversidade cultural da Instituição. 

Patrícia Langlois tomará posse dia 16 de dezembro, às 10h30, no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Country.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 14

Fontoura Xavier

Antônio da Fontoura Xavier nasceu em Cachoeira do Sul, interior do estado do Rio Grande do Sul, em 07 de julho de 1856 filho de Gaspar Xavier da Silva e Clarinda Amália da Fontoura Xavier. Estudou Humanidades no Rio de Janeiro de 1870 a 1873. Iniciou em 1874, no Rio de Janeiro, o curso de Engenharia, mas acabou não o concluindo. Em São Paulo, formou-se bacharel em Direito.

Jornalista desde a mocidade, fundou em 1876 A Gazetinha. Foi redator da Gazeta de Notícias, no Rio de Janeiro, e em 1884 de A Federação. Ingressou na carreira consular em 1885, servindo...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo