NOTÍCIAS

Escritora Patrícia Langlois é eleita para a Academia Rio-grandense de Letras

23 de novembro de 2023

A escritora, artista plástica e ilustradora de livros infantis Patrícia Langlois foi eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras. Ela disputou a vaga com outros 12 escritores que se inscreveram atendendo ao edital publicado pela ARL. A autora ocupará a Cadeira 4, cujo Patrono é o escritor Gaspar Silveira Martins.

A porto-alegrense é gestora cultural e foi diretora do Instituto Estadual do Livro por 8 anos. Em Abril de 2023 recebeu o Prêmio  Amiga do Livro da Câmara Rio-Grandense  do Livro pela sua trajetória como gestora cultural no Setor do Livro, Leitura e Literatura.  Em outubro deste mesmo ano, recebeu homenagem  do Colegiado Setorial do Livro pela sua dedicação  ao Setor do Livro. Sua carreira na área da literatura iniciou a partir de seu trabalho como ilustradora. Posteriormente começou a escrever e ao todo tem participação em vinte e cinco obras e já  vendeu mais de 38.000 livros para a infância.

Para o escritor Airton Ortiz, presidente da Academia, a eleição da nova imortal aumenta a representatividade da literatura infantil no Sodalício, além de ser mulher, o que é muito bom para a diversidade cultural da Instituição. 

Patrícia Langlois tomará posse dia 16 de dezembro, às 10h30, no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Country.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 26

João Borges Fortes

João Borges Fortes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 02 de maio de 1872, filho de João Pereira da Silva Borges Fortes e Francisca de Paula Borges Fortes. Cursou o ensino primário em Encruzilhada, em sua cidade natal e no Colégio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo. Em 1890, formou-se bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar de Porto Alegre e, em 1899, Engenheiro militar pela Escola Militar do Rio de Janeiro.

Foi Oficial do Exército, recebendo os galões de alferes-aluno em 1892....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo