NOTÍCIAS

FUNDAÇÃO DA ACADEMIA FARROUPILHENSE DE LETRAS

14 de agosto de 2024

      Em memorável cerimônia na serra gaúcha, no recente 9 de agosto de 2024, às 19hs, aconteceu o ato fundação da Academia Farroupilhense de Letras (AFL), no salão nobre da Escola Estadual Farroupilha, repleto para o evento histórico.

      Representando a Academia Rio-Grandense de Letras – uma vez que Presidente desta, o escritor Airton Ortiz estava participando do Congresso Brasileiro de Academias Estaduais de Letras, em Belém, no Pará –, o vice-presidente da mesma, o poeta e jornalista Rossyr Berny, deu posse à Presidente da entidade, Ivone Foletto Vendrúsculo.

      Na sequência, a Presidente Ivone apresentou um breve histórico da AFL, destacando objetivos, ressaltando o lema da Academia: “Que nossa escrita contribua como legado para um mundo melhor”, frase escrita por Tânia Perotti Bertol, uma das acadêmicas empossadas.

      Por fim, a Presidente da AFL, o vice-presidente da ARL e o diretor da Escola Farroupilha, professor Vandré Pardin, deram posse aos 16 acadêmicos e acadêmicas fundadores, os quais fizeram a leitura de seus juramentos, ingressando formalmente na entidade cultural.

 

PALAVRAS DE ENCERRAMENTO DA PRESIDENTE 

      Sentimo-nos honrados com a presença do Vice-Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, de Porto Alegre - RS, senhor Rossyr Berny, e queremos agradecer a sua importante presença.

   Ficamos enaltecidos pelas palavras elogiosas sobre nossa iniciativa em criar a Academia Farroupilhense de Letras. 

   Foi uma noite de glória para nós, acadêmicos empossados, para nossos familiares e todos os farroupilhenses que valorizam e incentivam a cultura local, regional e nacional.

    Nossa Gratidão a todos envolvidos!

OS 16 ACADÊMICOS FUNDADORES DA AFL

      1ª fila (FOTO ACIMA) Deise Noro (Cadeira 4) - Júlia de Rossi (Cad. 12) - Angel Maioli (Cad. 14) - Ivone Foletto Vendrúsculo (Cad. 1) - Júlia Eduarda Rigol (Cad. 13) - Adriana Lins (Cad. 7) - Juliano Luiz Baumgarten (Cad. 15.). 

      Fila ao fundo: Lauro Edson Da Cás (Cad. 11) - Claudir Cearetta (Cad. 8) - Dieverson Colombo (Cad. 3) - Claudia Cristine Pérez Lembo (Cad. 9) - Tânia Perotti Bertol (Cad. 10) - Diego Dartagnan da Silva Tormes (Cad. 2) - Arnaldo Zampieti da Silva (Cad. 5) - José Luiz flores Moró (Cad. 6) - Darci Levis (Cad. 16).

            Fotos de Éder Tondello

 

                                                      Rossyr Berny - Jorn.Mtb 4747

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 4

Gaspar Silveira Martins

Gaspar Silveira Martins nasceu em Aceguá, município de Bagé, em 5 de agosto de 1835, filho de Carlos Silveira de Moraes Ramos e Maria Joaquina das Dores Martins. Foi alfabetizado em Cerro Largo no Uruguai e, já no Brasil, freqüentou em Pelotas o curso de latim do Prof. Antônio José Domingues. No Rio de Janeiro, cursou Humanidades com o Prof. Vitorio da Costa. Em Recife foi aprovado no curso de Direito, mas acabou concluindo o mesmo no Rio de Janeiro, onde, após a formatura, assumiu o cargo de juiz municipal. Foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e Senador pelo mesmo Estado em 1880....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo