NOTÍCIAS

FUNDAÇÃO DA ACADEMIA FARROUPILHENSE DE LETRAS

14 de agosto de 2024

      Em memorável cerimônia na serra gaúcha, no recente 9 de agosto de 2024, às 19hs, aconteceu o ato fundação da Academia Farroupilhense de Letras (AFL), no salão nobre da Escola Estadual Farroupilha, repleto para o evento histórico.

      Representando a Academia Rio-Grandense de Letras – uma vez que Presidente desta, o escritor Airton Ortiz estava participando do Congresso Brasileiro de Academias Estaduais de Letras, em Belém, no Pará –, o vice-presidente da mesma, o poeta e jornalista Rossyr Berny, deu posse à Presidente da entidade, Ivone Foletto Vendrúsculo.

      Na sequência, a Presidente Ivone apresentou um breve histórico da AFL, destacando objetivos, ressaltando o lema da Academia: “Que nossa escrita contribua como legado para um mundo melhor”, frase escrita por Tânia Perotti Bertol, uma das acadêmicas empossadas.

      Por fim, a Presidente da AFL, o vice-presidente da ARL e o diretor da Escola Farroupilha, professor Vandré Pardin, deram posse aos 16 acadêmicos e acadêmicas fundadores, os quais fizeram a leitura de seus juramentos, ingressando formalmente na entidade cultural.

 

PALAVRAS DE ENCERRAMENTO DA PRESIDENTE 

      Sentimo-nos honrados com a presença do Vice-Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, de Porto Alegre - RS, senhor Rossyr Berny, e queremos agradecer a sua importante presença.

   Ficamos enaltecidos pelas palavras elogiosas sobre nossa iniciativa em criar a Academia Farroupilhense de Letras. 

   Foi uma noite de glória para nós, acadêmicos empossados, para nossos familiares e todos os farroupilhenses que valorizam e incentivam a cultura local, regional e nacional.

    Nossa Gratidão a todos envolvidos!

OS 16 ACADÊMICOS FUNDADORES DA AFL

      1ª fila (FOTO ACIMA) Deise Noro (Cadeira 4) - Júlia de Rossi (Cad. 12) - Angel Maioli (Cad. 14) - Ivone Foletto Vendrúsculo (Cad. 1) - Júlia Eduarda Rigol (Cad. 13) - Adriana Lins (Cad. 7) - Juliano Luiz Baumgarten (Cad. 15.). 

      Fila ao fundo: Lauro Edson Da Cás (Cad. 11) - Claudir Cearetta (Cad. 8) - Dieverson Colombo (Cad. 3) - Claudia Cristine Pérez Lembo (Cad. 9) - Tânia Perotti Bertol (Cad. 10) - Diego Dartagnan da Silva Tormes (Cad. 2) - Arnaldo Zampieti da Silva (Cad. 5) - José Luiz flores Moró (Cad. 6) - Darci Levis (Cad. 16).

            Fotos de Éder Tondello

 

                                                      Rossyr Berny - Jorn.Mtb 4747

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 8

José Teodoro de Souza Lobo

José Teodoro de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, capital gaúcha, em 07 de janeiro de 1848. Estudou no Colégio do Caraça, Minas Gerais, de 1855 a 1861. De volta à Porto Alegre, passou pelo Seminário Episcopal, formando-se Engenheiro Geógrafo no Rio de Janeiro, pela Escola Central.

Foi redator do jornal carioca Estréia Literária em 1864 e, em 1873, assumiu o cargo de professor da Escola Normal de Porto Alegre, tendo sido vice-diretor da mesma. Foi, ainda, inspetor escolar do Estado do Rio Grande do Sul e autor didático e pertenceu ao Partenon...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo