NOTÍCIAS

Homenagem a Moacyr Scliar com presença de Arnaldo Niskier e Celso Lafer

18 de novembro de 2017


Com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, Federação Israelita do RS realiza homenagem ao escritor Moacyr Scliar
Evento “Moacyr Scliar: escritor judeu, judeu humanista” acontece no próximo dia 22/11, no auditório da FIRS.
 
Desde o início de 2017, uma série de eventos comemorativos aos 80 anos de Moacyr Scliar vem sendo realizada em diversos locais do país. A obra do escritor gaúcho, além de sua importância humanista e literária, é também referência na manutenção da memória da imigração judaica para o Brasil e da formação e desenvolvimento da comunidade judaica do Estado, retratando sua cultura, costumes e tradições ao longo do século XX. Pensando nisso, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) realizará, no próximo dia 22 de novembro, às 19h, o painel “Moacyr Scliar: escritor judeu, judeu humanista”, no auditório da entidade (Rua Gen. João Telles, 329).         
Com o apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a homenagem da comunidade judaica gaúcha para um de seus mais destacados integrantes contará com a presença de personalidades de projeção nacional: o jornalista Arnaldo Niskier e o advogado Celso Lafer, conhecedores e admiradores do trabalho de Scliar. A escritora Cíntia Moscovich será a mediadora do painel.
O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
 
“Moacyr Scliar: escritor judeu, judeu humanista”
Data: 22 de novembro
Horário: 19h
Local: Auditório da FIRS (Rua Gen. João Telles, 329)
Entrada gratuita
 
Arnaldo Niskier
Jornalista, professor e escritor, ocupa a Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras. Foi professor titular de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Celso Lafer
Advogado, jurista, professor e ex-ministro das Relações Exteriores, ocupa a Cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras. Foi professor titular de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP.
Cíntia Moscovich
Jornalista, mestre em Teoria Literária, ministrante de oficinas de criação e escritora agraciada com alguns dos maiores prêmios literários do Brasil, foi patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.
 
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 24

Zeferino Brasil

Antônio de Souza Zeferino Brasil nasceu em Porto Grande, município de Taquari, Rio Grande do Sul, em 24 de abril de 1870, sendo filho de João Antônio de Sousa e Tausta Carolina de Sousa. Estudou no Colégio Rio-Grandense em Porto Alegre no ano de 1883 e cursou a Escola Normal de Porto Alegre pela qual se diplomou professor em 1889.

Funcionário público estadual desde 1889, tendo servido na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sal até aposentar-se. Foi ainda professor de Retórica e Poética. Jornalista, pertenceu à redação do...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo