NOTÍCIAS

Júlio Conte é eleito para a ARL

03 de setembro de 2024

     Na última quinta-feira de agosto de 2024, (29), o consagrado teatrólogo Júlio Conte foi eleito para a Academia Rio-Grandense de Letras, na Cadeira nº 16, a qual tem como Patrono Arthur Pinto da Rocha, anteriormente ocupada pela confreira acadêmica Kathrin Rosenfiled, que passou para o Quadro de Eméritos.

     Júlio Conte é caxiense de nascimento, 1955, e mora em Porto Alegre desde 1º de março de 1964.

     Da longa e interessante biografia do eleito, destacamos que Júlio César Conte é psicanalista, diretor de teatro, ator e dramaturgo brasileiro. Formou-se em direção teatral em 1984 e em medicina em 1985 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua obra mais destacada é Bailei na curva, o maior sucesso do teatro gaúcho do todos os tempos, e que retrata as décadas de 1960, 1970 e 1980 através da visão de sete pessoas, da infância à idade adulta.

     É autor de aproximadamente trinta peças teatrais, destacando-se, além da consagrada Bailei na curva, reconhecidos trabalhos como Vamos brincar de apagar a luz, encenada em 1989; Um sonho realizado, de 1981; Não pensa muito que dói, 1982; Pedro e a girafa, 1986; Se meu ponto G falasse, 1997; e muitas outras.

     Um de seus trabalhos mais recente é Latidos, narrando a história de uma mãe e uma filha no café da manhã, dias depois da morte do pai. Texto encenado em Porto Alegre, estreou no Porto Verão Alegre 2018.

     No plano editorial, Vamos brincar de apagar a luz recebeu edição do IEL - Instituto Estadual do Livro, e Não pensa muito que dói também foi editado pelo IEL, compondo a coleção de Roteiros Teatrais.

     Por trabalho tão amplo e qualificado, o acadêmico recém-eleito tem recebido destacadas premiações como diversas edições do Prêmio Açorianos; Prêmio Mambembe - Os melhores do ano, Rio de Janeiro; Troféu Quero-quero de Melhor Diretor pelo Sindicato dos Artistas - por Pedro e a girafa; Prêmio Corpo Santo de Dramaturgia Infantil - por Vamos brincar de apagar a luz; entre muitos outros.

     Brevemente informaremos a data e o local de posse do, além de médico psicanalista, consagrado diretor, ator, escritor, diretor e dramaturgo brasileiro, Júlio Conte.

Rossyr Berny - Mtb 4747

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 25

Alberto da Costa Correa Leite

(por Walter Galvani)

Não era saudável ser poeta romântico no século XIX, mas de certo modo era assim que se afrontava o “establishment” e se atingia a sociedade através da sensibilização e da comoção: morria-se moço, como Castro Alves, mas sabia-se muito e se alcançava rapidamente uma grande cultura e se conquistavam as ferramentas para brilhar.

Alberto da Costa Correa Leite não fugiu à essa regra de ouro. Nasceu numa família dedicada à literatura e ao jornalismo, como poderia ser o título desta breve...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo