NOTÍCIAS

Júlio Conte é eleito para a ARL

03 de setembro de 2024

     Na última quinta-feira de agosto de 2024, (29), o consagrado teatrólogo Júlio Conte foi eleito para a Academia Rio-Grandense de Letras, na Cadeira nº 16, a qual tem como Patrono Arthur Pinto da Rocha, anteriormente ocupada pela confreira acadêmica Kathrin Rosenfiled, que passou para o Quadro de Eméritos.

     Júlio Conte é caxiense de nascimento, 1955, e mora em Porto Alegre desde 1º de março de 1964.

     Da longa e interessante biografia do eleito, destacamos que Júlio César Conte é psicanalista, diretor de teatro, ator e dramaturgo brasileiro. Formou-se em direção teatral em 1984 e em medicina em 1985 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua obra mais destacada é Bailei na curva, o maior sucesso do teatro gaúcho do todos os tempos, e que retrata as décadas de 1960, 1970 e 1980 através da visão de sete pessoas, da infância à idade adulta.

     É autor de aproximadamente trinta peças teatrais, destacando-se, além da consagrada Bailei na curva, reconhecidos trabalhos como Vamos brincar de apagar a luz, encenada em 1989; Um sonho realizado, de 1981; Não pensa muito que dói, 1982; Pedro e a girafa, 1986; Se meu ponto G falasse, 1997; e muitas outras.

     Um de seus trabalhos mais recente é Latidos, narrando a história de uma mãe e uma filha no café da manhã, dias depois da morte do pai. Texto encenado em Porto Alegre, estreou no Porto Verão Alegre 2018.

     No plano editorial, Vamos brincar de apagar a luz recebeu edição do IEL - Instituto Estadual do Livro, e Não pensa muito que dói também foi editado pelo IEL, compondo a coleção de Roteiros Teatrais.

     Por trabalho tão amplo e qualificado, o acadêmico recém-eleito tem recebido destacadas premiações como diversas edições do Prêmio Açorianos; Prêmio Mambembe - Os melhores do ano, Rio de Janeiro; Troféu Quero-quero de Melhor Diretor pelo Sindicato dos Artistas - por Pedro e a girafa; Prêmio Corpo Santo de Dramaturgia Infantil - por Vamos brincar de apagar a luz; entre muitos outros.

     Brevemente informaremos a data e o local de posse do, além de médico psicanalista, consagrado diretor, ator, escritor, diretor e dramaturgo brasileiro, Júlio Conte.

Rossyr Berny - Mtb 4747

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo