NOTÍCIAS

Marli Silveira homenageada em sua terra natal Vera Cruz

25 de junho de 2024

      No dia 24 de junho, a escritora e acadêmica Marli Silveira foi homenageada pela Câmara Municipal de Vera Cruz, ocasião em que recebeu uma Moção Congratulatória. A homenagem foi concedida pela trajetória literária e cultural da escritora, que tem levado o nome do município de Vera Cruz do Sul para todo o estado e país, sendo a primeira mulher da região a ingressar na Academia Rio-grandense de Letras. 

      A Moção Congratulatória teve respaldo de todos os vereadores e comunidade veracruzense, inclusive, deve-se ressaltar que Marli Silveira foi secretária de Cultura de Vera Cruz e Santa Cruz nos anos de 2005 e 2012.

     O evento contou com a presença de diversas autoridades e segmentos, como do prefeito, vice-prefeito, secretários, conselheiros, artistas, academias de letras, professores, familiares e comunidade em geral.

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 15

Múcio Scevola Lopes Teixeira

(por Anselmo F. Amaral)

A literatura sul-rio-grandense tomou forma própria, com conteúdo regionalista, e expandiu-se a partir da fundação da Sociedade Partenon Literário, em 1868. Iniciativa de um grupo de jovens liderados por Apolinário Porto Alegre. Ali figuraram nomes como: Júlio de Castilhos, Assis Brasil, Fernando Osório (pai), Homero Batista, Lobo da Costa, Revocata dos Passos Ligueroa de Melo e o próprio Caldre e Fião.

Em meio àquela plêiade de escritores, artistas e homens de ciência apareceu um jovem poeta com, apenas, treze anos...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo