NOTÍCIAS

Nove acadêmicos compõem o Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura

29 de março de 2019

Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, em 18/02/2019, a nova nominata do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, órgão de assessoramento direto da Secretaria de Estado da Cultura e do Governador do RS nas políticas relacionadas à área. 
Na nominata anterior do Colegiado, já havia quatro membros da Academia Rio-Grandense de Letras, inclusive o atual presidente do sodalício, Rafael Bán Jacobsen, que então exerceu a função de presidente do Colegiado. Agora, porém, nove acadêmicos estão entre os 30 membros do Colegiado, a saber: 

Como titulares:
Maria Eunice Garrido Barbieri 
Waldomiro Manfroi  
José Carlos Rolhano Laitano  
José Airton Machado Ortiz
Alcy José de Vargas Cheuiche  

Como suplentes:
Rafael Bán Jacobsen
Franklin João Marcantonio Cunha
José Édil de Lima Alves
Élvio Vargas 


Para retomar os trabalhos, está marcada uma reunião do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul no dia 03 de abril, às 10h, no Instituto Estadual do Livro (R. André Puente, 318, Porto Alegre), com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 13

Carlos Alberto Miller

(por César Alexandre Pereira)

O patrono da cadeira n° 13 da ACADEMIA RIOGRAN-DENSE DE LETRAS nasceu em Rio Grande no dia 12 de dezembro de 1855 e faleceu na mesma cidade em 07 de Maio de 1924. Seus pais foram Joaquim Carlos Miller e Maria Bernardina de Araújo Miller. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Ocupou os cargos de Diretor Geral da Companhia Fluvial em Porto Alegre e a de Chefe dos Práticos da Barra do Rio Grande. Exerceu em Rio Grande a advocacia e o magistério e foi redator dos jornais GAZETA MERCANTIL e ECO DO SUL.

Na mesma cidade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo