NOTÍCIAS

Olinda Allessandrini participa do "Sarau dos Patronos" em 18/04

14 de abril de 2019

A Academia Rio-Grandense de Letras convida Vossa Senhoria para o "Sarau dos Patronos", evento alusivo à Semana do Livro, com leitura de poemas de 10 Patronos de Cadeiras da Academia e intermezzo musical com a pianista Olinda Allessandrini, interpretando obras de compositores gaúchos do início do século XX.

O evento terá lugar no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua dos Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS), no dia 18 de abril de 2019, às 19 horas

No programa, textos de autores como Alceu Wamosy, Zeferino Brasil, Apolinário Porto Alegre, Simões Lopes Neto e Eduardo Guimarães, com músicas de Araújo Vianna, Octávio Dutra, Radamés Gnattali, Natho Henn, entre outros.

ENTRADA GRATUITA. 

A presença de Vossa Senhoria e familiares enobrecerá o ato.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 15

Múcio Scevola Lopes Teixeira

(por Anselmo F. Amaral)

A literatura sul-rio-grandense tomou forma própria, com conteúdo regionalista, e expandiu-se a partir da fundação da Sociedade Partenon Literário, em 1868. Iniciativa de um grupo de jovens liderados por Apolinário Porto Alegre. Ali figuraram nomes como: Júlio de Castilhos, Assis Brasil, Fernando Osório (pai), Homero Batista, Lobo da Costa, Revocata dos Passos Ligueroa de Melo e o próprio Caldre e Fião.

Em meio àquela plêiade de escritores, artistas e homens de ciência apareceu um jovem poeta com, apenas, treze anos...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo