NOTÍCIAS

Prefeitura de Taquari decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do acadêmico César Pereira

21 de novembro de 2025

A Prefeitura Municipal de Taquari decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do acadêmico César Pereira, figura destacada da literatura rio-grandense e membro da Academia Rio-Grandense de Letras. O Decreto nº 5.112, assinado pelo prefeito André Luís Barcellos Brito em 21 de novembro de 2025, reconhece a “irreparável perda” do escritor, nascido em Taquari em 1934 e dono de uma trajetória marcada pela cultura, educação e fé.

Bancário, professor do SENAC, assessor na Assembleia Legislativa e pastor, César Pereira construiu sólida carreira literária, premiada ao longo de décadas. Entre suas distinções estão menção especial de poesia Fernando Chinaglia (UBE/SP, 1972), Prêmio de Poesia de Florianópolis (1977), Prêmio do jornal Linguagem Viva (1978), Prêmio de Poesia Histórias do Trabalho (1999) e o primeiro lugar no Concurso Nacional de Poesia Lila Ripoll (2011). Sua obra é citada em estudos fundamentais da literatura gaúcha, como A poesia no Rio Grande do Sul, de Donaldo Schüler, e Quem é quem nas letras rio-grandenses, de Sergio Faraco.

O decreto determina o envio de cópia do ato à família enlutada e entrou em vigor na data de sua publicação.

A Academia Rio-Grandense de Letras lamenta profundamente a perda de seu confrade e presta solidariedade à família, amigos e à comunidade taquariense.

Clique aqui e acesse o documento do decreto

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo