NOTÍCIAS

Sábados Literários 2018 tem início com o tema "Nação Pampa"

20 de outubro de 2018

A primeira palestra do ciclo Sábados Literários 2018, parceria da Academia Rio-Grandense de Letras com o Instituto Estadual do Livro, ocorrerá no dia 27 de outubro, às 10h, na sede do IEL (Rua André Puente, 318 - Independência, Porto Alegre - RS). 

O tema de abertura será "A Nação Pampa: uma proposta para a efetiva aproximação cultural do Cone Sul", com o acadêmico José Édil de Lima Alves.

Muito se tem estudado sobre a riquíssima realidade humana neste cone sul da América, particularmente na área do bioma pampa, que abrange todo o território da República Oriental do Uruguai, grande parte da Argentina e parte do estado do Rio Grande do Sul. De tais estudos resultou o conceito de Nação Pampa: que, nessa região, há uma convivência harmoniosa, apesar de muitos governos, em diferentes épocas, terem buscado disseminar a discórdia em nome de interesses no mais das vezes escusos. Nesta apresentação, o acadêmico José Édil de Lima Alves discorrerá sobre a busca para arregimentar forças que possam assumir a construção desse locus amenus, onde os valores éticos e morais do habitante do pampa presidam as ações humanas. 

José Édil de Lima Alves é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, crítico literário e cofundador da Asociación de Escritores Sin Fronteras. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras (Cadeira 3) e ocupa, atualmente, uma cadeira no Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

Serviço: 
Sábados Literários - Palestra “A Nação Pampa: uma Proposta para a Efetiva Aproximação Cultural do Cone Sul"
Dia: 27 de outubro de 2018 (sábado)
Hora: a partir das 10h
Local: Instituto Estadual do Livro/IEL (André Puente, 318)
Informações: iel@sedactel.rs.gov.br e (51) 3314-6450
Entrada Franca

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 40

Alceu Wamosy

Alceu de Freitas Wamosy nasceu em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, em 14 de fevereiro de 1895, filho de José Afonso Wamosy e Maria de Freitas Wamosy. Es-tudou no Colégio Urugiiaianense, de sua cidade natal e em Alegrete. Jornalista desde a adolescência, Alceu Wamosy iniciou-se como redator de A Cidade em 1909 na cidade de Alegrete. Em 1911 já dirigia o mesmo.

Em Porto Alegre, foi redator, em 1915, de O Diário e A Federação. Em 1918, foi diretor em Santana do Livramento de O Republicano. Em 1923, com o início da Revolução...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo