NOTÍCIAS

Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia

29 de novembro de 2021

Nesta quarta-feira, dia 01/12/2021, às 18h30min, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, ocorrerá a Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia Rio-Grandense de Letras. 
O evento, que contará com a presença de autoridades da área do livro e da literatura, será abrilhantado pela palestra do acadêmico José Carlos Laitano, tratando do contexto cultural e social da fundação da Academia, e pelo lançamento de publicação alusiva à história da instituição. Na mesma oportunidade, serão anunciados os livros finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras e o nome do autor homenageado com o Troféu Escritor do Ano. 

O evento terá transmissão ao vivo no canal do YouTube e no Facebook do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras. 

O QUÊ: Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia Rio-Grandense de Letras
QUANDO: Quarta-feira, dia 01/12/2021, às 18h30min.
ONDE: Biblioteca Pública do Estado, com transmissão ao vivo no canal do YouTube e no Facebook do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras. 

Participantes:
Rafael Bán Jacobsen (Presidente da Academia)
José Carlos Laitano (Orador)
Mesa de honra:
Morgana Marcon (Diretora da Biblioteca Pública do estado)
Patrícia Langlois (Diretora do Instituto Estadual do Livro)
Neli Miotto (Presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários)
Isatir Bottin Filho (Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro)
Alexandre Brito (Presidente da Associação Gaúcha de Escritores)

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 1

Manuel de Araújo Porto Alegre

Manuel de Araújo Porto Alegre nasceu em Barão de Santo Ângelo, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1806, filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antônia Viana de Araújo. Completou a Escola Primária em Porto Alegre e estudou Belas Artes no Rio de Janeiro. Nesta área destacou-se, ganhando prêmios e ministrando cursos.

Foi co-diretor da revista brasileira Niterói (Paris, 1826), cofundador do Conservatório Dramático Brasileiro (Rio de Janeiro, 1843), codiretor da Lanterna Mágica (Rio de Janeiro, 1845), diretor da Academia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo