NOTÍCIAS

Espetáculo na Biblioteca Pública tem texto de Rafael Bán Jacobsen

24 de setembro de 2021

Para homenagear Dante Alighieri nos 700 anos de sua morte e para comemorar os 150 anos de fundação da Biblioteca Pública do Estado (BPE), o prédio histórico da BPE teve suas paredes transformadas em uma grande tela com projeção de imagens em um show de mapping 3D. O texto-base do espetáculo foi de autoria do acadêmico Rafael Bán Jacobsen, titular da Cadeira 29 e presidente da Academia Rio-Grandense de Letras.
O evento ocorreu nessa sexta-feira, 24 de setembro, das 19h às 21h, na rua Riachuelo 1190, e contou com a participação da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, da diretora da Biblioteca Pública, Morgana Marcon, do vice presidente da Associação dos Amigos, Alcides Mandelli Stumpf, do secretário da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado e presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Rafael Bán Jacobsen e da diretora da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, Renata Borges.
A realização foi da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública, com fotografia e produção de Celso Chittolina Filho e execução das empresas WOC Group e Visual Áudio e Vídeo.
Dante Alighieri (Florença, 1265 - Ravena, 1321) é considerado um dos mais importantes escritores da literatura universal e do renascimento literário e o maior escritor de língua italiana. Sua obra mais relevante é o poema intitulado “A Divina Comédia”, escrito no século XIV e dividido em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. 
A obra escrita entre 1304 e 1321, descreve uma viagem de Dante através do Inferno, Purgatório e Paraíso, primeiramente guiado pelo poeta romano Virgílio (símbolo da razão humana), autor do poema épico Eneida, através do Inferno e do Purgatório e, depois, no Paraíso, pela mão da sua amada Beatriz – símbolo da graça divina.
A obra de Dante faz parte da história da Biblioteca. O espaço foi projetado com referências a Dante na sua arquitetura, mobiliário, escultura, além de possuir obras especiais da Divina Comédia no acervo de obras raras.

Assista ao vídeo da projeção no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=i88nDyyFJCQ

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 35

Roque Callage

Roque Oliveira Callage nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul em 15 de março de 1888, filho de Luís Callage e Maria Oliveira Callage. Estudou apenas o primário cm sua cidade natal. Foi de 1902 a 1907 caixeiro da cooperativa da VFGRS de Santa Maria. Foi, ainda, professor particular em Santa Maria no ano de 1907.

No jornalismo, redigiu O Combatente, O Estado e fundou e diri-giu as revistas O Boêmio, em 1911, e O Estudante, em Santa Maria, lim São Gabriel foi funcionário da Intendência Municipal, diretor do Diário da Tarde de...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo