NOTÍCIAS

ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS DOA MAIS UM VOLUME DA “COLEÇÃO BIBLIOTECA” PARA ESCOLAS

19 de julho de 2023

ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS DOA MAIS
UM VOLUME DA “COLEÇÃO BIBLIOTECA” PARA ESCOLAS, UM PROJETO PATROCINADO PELO GRUPO ZAFFARI ATRAVÉS DA LIC RS

     A Academia Rio-Grandense de Letras está doando 3.500 exemplares do livro Caligrafia do Espanto, do escritor Rafael Bán Jacobsen, para as bibliotecas públicas do Estado.

     A entrega dos primeiros 500 livros foi realizada na Biblioteca Pública do Estado em cerimônia que contou com a presença do autor, escritor Rafael Bán Jacobsen, da diretora da biblioteca, bibliotecária Ana Maria de Souza, do presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, escritor Airton Ortiz, e da produtora cultural Lúcia Gomes.

     A BPE, através do Sistema Estadual de bibliotecas, repassará 497 exemplares para cada uma das bibliotecas públicas municipais das 497 cidades gaúchas. Além desses estão sendo entregues outros 2.600 exemplares para a Secretaria Estadual de Educação, que repassará para as bibliotecas de todas as escolas públicas do Rio Grande do Sul, e 200 exemplares para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre repassar às bibliotecas das escolas públicas do município. Além disso, outros 200 exemplares serão distribuídos diretamente pela Academia Rio-Grandense de Letras para outras entidades culturais.

     A Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras consiste em uma coleção de obras dos seus acadêmicos que, ao longo de 10 anos, deverá distribuir mais de 100 mil livros. Há também uma versão em áudio-livro de cada título para os alunos com deficiência visual. A iniciativa da entidade, patrocinada com exclusividade pelo grupo Zaffari através da Lei de Incentivo à Cultura do RS, tem por finalidade promover a leitura entre os estudantes do Estado, distribuindo uma coleção completa (quarenta exemplares) para cada uma dessas instituições.

     Cada obra conta com um encarte instruindo os professores a como melhor utilizar os livros em sala de aula. Haverá um canal no Youtube onde a autora do projeto pedagógico Aluno Leitor, professora Ana Paula Ferreira Xavier, estará à disposição dos professores e coordenará perguntas dos alunos que serão respondidas on line pelos escritores. Também haverá uma página no Facebook, para que os estudantes troquem postagem e comentários sobre os livros, e outra no Instagram, onde os alunos divulgarão fotografias sobre seus trabalhos em sala de aula. Haverá uma conta no Twitter para os estudantes postarem suas críticas sobre as obras literárias.

     Ao modernizar os acervos das mais importantes bibliotecas públicas do Estado a Academia Rio-Grandense de Letras, o Grupo Zaffari e os parceiros acima esperam incentivar o hábito da leitura no Rio Grande do Sul, única ferramenta capaz de qualificar tanto profissional como do ponto de vista humano esta e as novas gerações de cidadãos gaúchos.

     SOBRE A OBRA:

     Caligrafia do Espanto reúne contos que têm como fio condutor a identidade judaica através dos séculos, com as suas transformações e transgressões, reconstruindo todo um universo particular de tradições que, em sua essência, assentam-se sobre as mais universais inquietações humanas. As narrativas deste livro se passam em diversos tempos e espaços, da época bíblica à atualidade

     SOBRE O AUTOR:

     Rafael Bán Jacobsen, físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Filosofia, é autor dos romances "Solenar" e "Uma leve simetria", entre outras obras. Foi escolhido pela fundação alemã Lettrétage como um dos novos autores mais representativos da literatura brasileira contemporânea quando o país foi homenageado na Feira do Livro de Frankfurt. É o mais jovem membro da Academia Rio-Grandense de Letras, onde ocupa a Cadeira 29.

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 14

Fontoura Xavier

Antônio da Fontoura Xavier nasceu em Cachoeira do Sul, interior do estado do Rio Grande do Sul, em 07 de julho de 1856 filho de Gaspar Xavier da Silva e Clarinda Amália da Fontoura Xavier. Estudou Humanidades no Rio de Janeiro de 1870 a 1873. Iniciou em 1874, no Rio de Janeiro, o curso de Engenharia, mas acabou não o concluindo. Em São Paulo, formou-se bacharel em Direito.

Jornalista desde a mocidade, fundou em 1876 A Gazetinha. Foi redator da Gazeta de Notícias, no Rio de Janeiro, e em 1884 de A Federação. Ingressou na carreira consular em 1885, servindo...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo