NOTÍCIAS

Correio do Povo noticia COLEÇÃO BIBLIOTECA da ARL

24 de julho de 2023

"COLEÇÃO BIBLIOTECA" REALIZA DOAÇÕES DE LIVROS

Iniciativa da Academia Rio-Grandense de Letras doa exemplares de quatro livros da coleção

 

        A Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) fez a doação de 14 mil exemplares dos livros da sua “Coleção Biblioteca” , para bibliotecas públicas do Estado. São eles: “O último voo”, de Waldomiro Manfroi, “Atenas”, de Airton Ortiz, “O dia em que o major Alarico virou estátua”, de Luiz Coronel, e “Caligrafia do Espanto”, de Rafael Bán Jacobsen. São 3.500 de cada autor e a entrega dos primeiros 2 mil livros (500 de cada) foi realizada na semana passada na Biblioteca Pública do Estado. Estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da ARL, Airton Ortiz e Rossyr Berny, a diretora da BPE, Ana Maria de Souza, autores, como Luiz Coronel e Rafael Bán Jacobsen, e a produtora cultural Lúcia Gomes.

        A BPE repassará 497 exemplares de cada título para cada uma das bibliotecas públicas municipais das 497 cidades gaúchas. Além desses estão sendo entregues outros 2.600 de cada título para a Secretaria Estadual de Educação, que repassará para as bibliotecas de todas as escolas públicas do Rio Grande do Sul, e 200 exemplares de cada um para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre repassar às bibliotecas das escolas públicas do município. Outros 200 exemplares de cada obra serão distribuídos diretamente pela Academia Rio-Grandense de Letras para outras entidades culturais.

COLEÇÃO

        A Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras consiste em uma coleção de obras dos seus acadêmicos que, ao longo de 10 anos, deverá distribuir 140 mil livros. Há também uma versão em audiolivro de cada título para os alunos com deficiência visual.

        A iniciativa da entidade, patrocinada com exclusividade pelo grupo Zaffari, através da Lei de Incentivo à Cultura do RS (Caligrafia do Espanto) e da Lei Rouanet, do Governo Federal, tem por finalidade promover a leitura entre os estudantes do Estado, distribuindo uma coleção completa (40 exemplares) para cada uma das instituições.
Cada obra conta com um encarte instruindo os professores a como melhor utilizar os livros em sala de aula. Haverá um canal no YouTube onde a autora do projeto pedagógico “Aluno Leitor”, professora Ana Paula Ferreira Xavier, estará à disposição dos professores e coordenará perguntas dos alunos que serão respondidas on-line pelos escritores. 
Também haverá uma página no Facebook para que os estudantes troquem postagem e comentários sobre os livros, e outra no Instagram, onde os alunos divulgarão fotografias sobre seus trabalhos em sala de aula. No Twitter, os estudantes poderão postar comentários.

        Ao modernizar os acervos das mais importantes bibliotecas públicas do Estado, a Academia Rio-Grandense de Letras, o Grupo Zaffari e os parceiros esperam incentivar o hábito da leitura no Rio Grande do Sul, única ferramenta capaz de qualificar intelectual e profissionalmente as novas gerações.

arlarlarlarlarlarlarlarl

Para saber mais clique aqui.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 12

Francisco Lobo da Costa

Francisco Lobo da Costa nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 18 de julho de 1853, sendo filho de Antônio Cardoso da Costa e Jacinta Júlia Lobo Rodrigues. Fez o curso de alfabetização na Biblioteca Pelotense. Foi, em Pelotas, auxiliar de escritório em 1867 e praticou telegrafia em 1870.

Destacou-se como redator de O Comércio em 1870 e fundador c diretor da revista Castália, no mesmo ano. Foi ainda redator do Eco do Sul, de 1872 a 1873, de O Investigador em 1873, do Jornal do Comércio de Pelotas em 1876, do 11 de junho, em...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo