NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (07/03)

07 de março de 2024

Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a)

      Encerrou-se, no dia 20 de fevereiro de 2024, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 36 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é Lindolfo Collor.

      Divulgamos de pronto a lista de candidatos, a fim de que os acadêmicos possam, desde já, começar a refletir sobre seu voto neste que é um dos momentos mais importantes da vivência em nosso sodalício. Eis a nominata dos candidatos, em ordem alfabética:

1) Ana Carolina da Costa e Fonseca
2) Antônio César da Veiga
3) Ari Heck
4) Atena Beauvoir Roveda
5) Felipe Daiello
6) Ildo Meyer
7) Iva da Silva
8) José Jerônimo de Menezes Lima
9) Sady Carlos de Souza Jr.
10) Themis Vianna 
11) Zilá Bernd

      Os documentos enviados pelos candidatos, cartas de apresentação e currículos, foram remetidos a todos os acadêmicos privadamente.

      Ante o exposto, a Diretoria da Academia Rio-Grandense de Letras ora convoca assembleia geral, a ser realizada no dia 07 de março, quinta-feira, em primeira chamada às 15h30min e em segunda e última chamada às 15h45min. A assembleia será realizada em formato híbrido, com possibilidade de presença in loco, na sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002), ou de participação por videoconferência.

      Relembramos que o processo eleitoral seguirá as regras do Estatuto e do Regimento, que foram recentemente revisados e atualizados. Em especial, destacamos que, de acordo com o artigo 23 do Regimento, podem votar todos os acadêmicos que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e que, caso não se encontrem na sede da Academia no momento da eleição, estejam na plataforma digital, com voz e/ou imagem no momento de proferir seu voto, sendo vedado substituir sua manifestação por meio de telefone, e-mail ou outro tipo de mídia ou rede social. Ademais, o voto será secreto no caso daqueles reunidos em local físico; no caso de uso de plataforma digital, o voto será de viva voz ou pela exibição do voto por escrito na tela da plataforma digital, perdendo, portanto, o caráter secreto.

Airton Ortiz
Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 5

Bernardo Taveira Júnior

(por Amir Feijó Pereira)

Bernardo Taveira Júnior nasceu em Rio Grande a 5 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Pelotas aos 19 de setembro de 1892. Completou os preparatórios em São Paulo para onde se transferiu com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito; faltando-lhe recursos, voltou para a província. Durante toda sua vida exerceu o magistério, chegando a fundar uma escola em São Gabriel, onde viveu por quatro anos. Após, regressou a Pelotas para continuar exercendo a mesma profissão até seus últimos dias.

Em Pelotas exerceu o magistério...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo