NOTÍCIAS

Tabajara Ruas toma posse dia 14 na Academia

01 de março de 2024

     No recente 12 de janeiro, a Academia Rio-Grandense de Letras elegeu o escritor e cineasta uruguaianense de nascimento, Tabajara Ruas, para a Cadeira 17, de patrono Timóteo Faria Corrêa, anteriormente ocupada por Heino Willy Kude.
     O evento de posse solene ocorrerá com entrada franca no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 18 horas no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, localizada na Rua Riachuelo nº 1190, Centro Histórico de Porto Alegre.
     Tabajara Ruas vem engrandecer a história de nossa Academia, que completou 122 anos no dia 1º de dezembro de 2023. À sua obra literária igualmente somam-se importantes filmes criados a partir de diversos livros seus – uma vez que Tabajara Ruas é igualmente reconhecido cineasta brasileiro. Destacam-se, entre outros, A cabeça de Gumercindo Saraiva, Netto perde sua alma, Senhores da Guerra e Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez.
     Com uma ampla obra enriquecida por inúmeros títulos e diversos filmes, Tabajara foi o Patrono da recente 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
 

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo