NOTÍCIAS

Tabajara Ruas toma posse dia 14 na Academia

01 de março de 2024

     No recente 12 de janeiro, a Academia Rio-Grandense de Letras elegeu o escritor e cineasta uruguaianense de nascimento, Tabajara Ruas, para a Cadeira 17, de patrono Timóteo Faria Corrêa, anteriormente ocupada por Heino Willy Kude.
     O evento de posse solene ocorrerá com entrada franca no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 18 horas no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, localizada na Rua Riachuelo nº 1190, Centro Histórico de Porto Alegre.
     Tabajara Ruas vem engrandecer a história de nossa Academia, que completou 122 anos no dia 1º de dezembro de 2023. À sua obra literária igualmente somam-se importantes filmes criados a partir de diversos livros seus – uma vez que Tabajara Ruas é igualmente reconhecido cineasta brasileiro. Destacam-se, entre outros, A cabeça de Gumercindo Saraiva, Netto perde sua alma, Senhores da Guerra e Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez.
     Com uma ampla obra enriquecida por inúmeros títulos e diversos filmes, Tabajara foi o Patrono da recente 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
 

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 35

Roque Callage

Roque Oliveira Callage nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul em 15 de março de 1888, filho de Luís Callage e Maria Oliveira Callage. Estudou apenas o primário cm sua cidade natal. Foi de 1902 a 1907 caixeiro da cooperativa da VFGRS de Santa Maria. Foi, ainda, professor particular em Santa Maria no ano de 1907.

No jornalismo, redigiu O Combatente, O Estado e fundou e diri-giu as revistas O Boêmio, em 1911, e O Estudante, em Santa Maria, lim São Gabriel foi funcionário da Intendência Municipal, diretor do Diário da Tarde de...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo