NOTÍCIAS

Tabajara Ruas eleito para a Academia de Letras

08 de fevereiro de 2024

O reconhecido escritor e cineasta, uruguaianense de nascimento, Tabajara Ruas, foi eleito com ampla maioria na disputa com outros importantes concorrentes a uma vaga na Academia Rio-Grandense de Letras, Cadeira 17, tendo como patrono o escritor Timóteo Faria Corrêa, cadeira esta anteriormente ocupada por Heino Willy Kude.

Além da reconhecida qualidade literária, o número de livros publicados serviram para que sua escolha acontecesse de maneira significativa pelos acadêmicos que votaram na eleição do dia 12 de janeiro passado.

À sua obra literária igualmente somam-se importantes filmes criados a partir de diversos livros seus – uma vez que Tabajara Ruas é igualmente reconhecido cineasta brasileiro. Destacam-se, entre outros, A cabeça de Gumercindo Saraiva, Netto perde sua alma, Senhores da Guerra, Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez.

Com uma obra enriquecida por inúmeros títulos e diversos filmes, Tabajara foi o Patrono da recente 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.

 Em breve anunciarmos a data da posse de Tabajara Ruas.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 39

Francisco Ricardo

(por Francisco Pereira Rodrigues)

Retrospecto histórico:

Em 1º de dezembro de 1901, é fundada a Academia Rio-Grandense de Letras. Em 10 de abril de 1910, é criada a Academia de Letras do Rio Grande do Sul por egressos da Academia Rio-Grandense de Letras.

Em 20 de outubro de 1932, é fundado o Instituto Rio-Grandense de Letras. Entre os seus componentes figura Dario de Bitencourt, que, apaixonado pela literatura de Francisco Ricardo, resolve homenageá-lo como Patrono de sua Cadeira.

Em 1934, João Maia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo