NOTÍCIAS

Deoli Gräff é reeleito presidente da Academia Literária do Vale do Taquari

07 de dezembro de 2018

A Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT) realizou Assembleia Ordinária no dia 06/12/18 para a eleição da nova diretoria. O encontro, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas, ocorreu nas dependências do salão social do Condomínio Land Haus da Imojel. O atual presidente, Deolí Gräff, foi reeleito por aclamação para mais um mandato de dois – 2019/2020. Com ele também foi reeleito o vice-presidente Ney Arruda Filho e Nara Knaak permanece na diretoria, passando de segunda secretária para Tesoureira.
O atual tesoureiro Rudimar Haunstein apresentou o balanço financeiro que encerrou a gestão com saldo financeiro positivo. Coube ao presidente fazer o relatório de atividades do mandato. Gräff enumerou em sete páginas, as ações desenvolvidas durante o ano de 2018. Ele destacou que a gestão ficou marcada por ter completado o preenchimento das 40 Cadeiras que compõe a Academia; a realização do 6º Concurso Literário; a consolidação da realização dos Colóquios Literários; de ter fixado a primeira quinta-feira de cada mês como a “quinta literária” com a realização dos encontros mensais dos Acadêmicos. Outra conquistada citada por Gräff, foi o posicionamento da Alivat no cenário literário do Vale do Taquari.
“Tudo o que conseguimos realizar foi com o empenho dos membros da diretoria e da participação de todos os Acadêmicos”, afirmou Gräff. Ele enfatizou que “tem consciência do tamanho do desafio que é ser o gestor da Academia Literária. Tenho plena convicção que poderei contar com o esforço da equipe que forma a diretoria para fazer o melhor pela nossa entidade”..
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais a secretária de Educação de Lajeado Vera Plein, a vice-prefeita de Arroio do Meio Eluise Hammes e o vereador Carlos Eduardo Ranzi.


Diretoria da Alivat para a gestão 2019/2020:
Presidente: Deolí Gräff
Vice-presidente: Ney Arruda Filho
1ª Secretária: Beatriz Chemin
2ª Secretária: Aline Lenz
1ª Tesoureira: Nara Knaak
2ª Tesoureira: Ivete Kist
1º Diretor de Acervo: Alexander P. Moreira
2ª Diretora de Acervo: Silvana Faleiro
1ª Diretora de Eventos: Dirce Becker Delwing
2º Diretor de Eventos: Marcos Kreutz


Conselho Fiscal com 3 membros titulares e 2 suplentes:
Titulares (ex-presidentes)
1) Alício de Assunção
2) Ana Cecília Togni
3) Marcos R. Frank
Suplentes:
1) Marcio M. Caye
2) Wolfgang Collischonn

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 17

Timóteo de Faria Corrêa

Timóteo de Faria Corrêa Filho nasceu em São Gabriel, região da campanha rio-grandense, em 08 de novembro de 1861, filho de Timóteo de Faria Corrêa e Cândida Martins de Faria Corrêa. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Sentou praça em 1876 e saiu alferes-aluno em 1884. Foi Oficial do Exército, chegando ao posto de Capitão de Arma e Artilharia em 1890. Poeta, Timóteo Faria Corrêa assinava às vezes Timóteo Filho.

Publicou versos esparsos em revistas e jornais de seu tempo. Vale destacar seu discurso na 11ª Sessão...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo